Topo

Papa Franciso será 'acompanhado' por San Lorenzo em visita à Colômbia

28/08/2017 19h46

Bogotá, 28 Ago 2017 (AFP) - O papa Francisco vai estar ao lado de San Lorenzo de Almagro - seu time de futebol - na visita que fará a partir desta quarta-feira à Colômbia - de forma simbólica.

O escudo do clube argentino estará impresso em um dos três papamóveis que vão transportar o pontíficie durante sua viagem por quatro cidades na próxima semana, informaram os organizadores locais nesta segunda-feira.

O brasão do "Ciclone", do qual Jorge Bergoglio é torcedor, estará na frente do veículo papal.

"Outro papamóvel tem uma imagem de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá, padroeira e rainha da Colômbia. E o último carro leva uma frase: 'Feito com muito carinho por mãos colombianas'", indicou o governo colombiano em um comunicado.

Os veículos Chevrolet, nos quais Francisco vai percorrer Bogotá, Medellín, Villavicencio e Cartagena entre 6 e 10 de setembro, foram apresentados nesta segunda em um ato na Casa de Nariño, sede da presidência, com participação do dirigente Juan Manuel Santos.

Os papamóveis foram projetados e modificados sobre modelos Traverse na fábrica da americana General Motors em Bogotá.

Francisco será o terceiro Papa a visitar a Colômbia, onde chega para estimular a paz assinada em novembro com a ex-guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Além disso, o governo busca a "paz completa", por isso negocia o fim do confronto com o Exército de Libertação Nacional, último grupo rebelde do país.

Durante mais de meio século, a Colômbia viveu um violento conflito armado que enfrentou guerrilhas, grupos paramilitares e agentes estatais, com saldo de 260 mil mortos, 60 mil desaparecidos e 7,1 milhões de deslocados.

raa/vel/cd/ll/lr

GENERAL MOTORS