Topo

Real Madrid encara Dortmund e Tottenham em Champions sem 'grupo da morte'

24/08/2017 16h07

Mônaco, 24 Ago 2017 (AFP) - O Real Madrid, atual bicampeão da Champions, iniciará a defesa do título no grupo H contra Borussia Dortmund, Tottenham e Apoel Nicósia, após sorteio realizado nesta quinta-feira em Mônaco, que acabou não estabelecendo um 'grupo da morte'.

Os madrilenhos, que começaram a temporada conquistando os títulos das Supercopas da Europa e da Espanha, contam com o artilheiro histórico da Champions, o português Cristiano Ronaldo (106 gols), que na mesma cerimônia recebeu o prêmio de melhor jogador da Uefa pela terceira vez na carreira.

"Já enfrentamos o Borussia Dormund várias vezes, sabemos o quão bons são", declarou Emilio Butragueño, diretor de relações institucionais do Real, antes de lembrar que "o Tottenham nos últimos anos foi uma equipe muito potente na Premier League".

Quem poderá brigar com o Real pelo título europeu?

Mais uma vez, o Paris Saint-Germain tentará dar um salto de qualidade para entrar no seleto grupo dos campeões da Champions. Desta vez, contará com uma ajuda de peso, o brasileiro Neymar, que custou 222 milhões de euros aos cofres parisiense.

O PSG brigará por uma vaga nas oitavas de final pelo grupo B, no qual já terá um adversário de peso para medir seu potencial, o Bayern de Munique, além do belga Anderlecht e do escocês Celtic.

"Não é um sorteio fácil, há grandes clubes como o Bayern e o Celtic, é muito difícil jogar lá. Já enfrentamos o Anderlecht, mas precisamos nos concentrar em cada jogo, nos três pontos", declarou Nasser Al-Khelaifi, presidente do PSG.

- Duelo Barça-Juve -No grupo D, o Barcelona terá pela frente a Juventus. Os italianos eliminaram os catalães na quartas de final da última edição da Champions, antes de serem derrotados na final pelo Real Madrid (4-1). Também fazem parte da chave Olympiakos, da Grécia, e o português Sporting, que devem brigar pelo terceiro lugar, que vale uma vaga na Liga Europa.

O grupo C também se apresenta como parelho, com Atlético de Madrid e Chelsea medindo forças com pinta de favoritos. A Roma, porém, deve incomodar, enquanto o Qarabag, primeira equipe do Azerbaidjão a disputar a fase de grupos da Champions, tem cara de saco de pancadas.

"A equipe do Azerbaidjão é a surpresa, mas para a gente não é tão surpreendente, porque sempre enfrentamos as equipes que nos obrigam a viajar mais longe", brincou o gerente do Atlético, Clemente Villaverde.

O Manchester United, classificado como atual campeão da Liga Europa, deu sorte no sorteio. Os comandados de José Mourinho fazem parte de um grupo A ao lado de Benfica, CSKA Moscou e Basel.

Outro inglês, o Liverpool também deu sorte no sorteio. No grupo E, enfrentará Sevilla, Spartak de Moscou e Maribor.

"Será um grupo disputado, mas com possibilidades", declarou o diretor esportivo do Sevilla, Carlos Arias.

Já o Manchester City, do técnico Pep Guardiola, iniciará o desafio europeu na chave F contra Shakhtar Donetsk, Napoli e Feyenoord, enquanto o Monaco, semifinalista da edição anterior, mede forças no grupo G com Porto, Besiktas e Leipzig.

A fase de grupos da Liga dos Campeões começará a ser disputada em 12 e 13 de dezembro e termina em 5 e 6 de dezembro. A final será disputada em 26 de maio, em Kiev.

- Resultado do sorteio dos grupos da Liga dos Campeões:

Grupo A: Benfica, Manchester United, Basel, CSKA Moscou

Grupo B: Bayern de Munique, Paris SG, Anderlecht, Celtic

Grupo C: Chelsea, Atlético de Madrid, Roma, Qarabag

Grupo D: Juventus, Barcelona, Olympiakos, Sporting

Grupo E: Spartak Moscou, Sevilla, Liverpool, Maribor

Grupo F: Shakhtar Donetsk, Manchester City, Napoli, Feyenoord

Grupo G: Monaco, Porto, Besiktas, RB Leipzig

Grupo H: Real Madrid (atual campeão), Borussia Dortmund, Tottenham, Apoel Nicósia

cpb-adc/am