Topo

Talento e físico de jovem do Borussia Dortmund levantam suspeitas na Europa

Youssoufa Moukoko em ação por equipe de base do Borussia Dortmund - Divulgação/Bundesliga
Youssoufa Moukoko em ação por equipe de base do Borussia Dortmund Imagem: Divulgação/Bundesliga

23/08/2017 14h23

Com apenas 12 anos de idade, Youssoufa Moukoko é o artilheiro do Campeonato Alemão Sub-17 pelo Borussia Dortmund e chama a atenção do país pelo seu talento, além de levantar suspeitas pela disparidade física em relação a atletas da sua idade.

Depois de apenas três partidas disputadas na competição, o jovem Moukoko já marcou oito gols. Na última temporada, quando ainda tinha 11 anos, brilhou na categoria Sub-15, segundo a agência "SID", filial alemã da "AFP".

O jogador germano-camaronês nasceu no dia 20 de novembro de 2004 em Yaoundé, capital de Camarões, segundo a documentação que o consulado alemão deu ao pai do atleta.

Nos vídeos que começam a circular na internet, Moukoko demonstra atributos que não correspondem, a princípio, com sua pouca idade.

Segundo a "SID", o mundo do futebol começa a suspeitar sobre a veracidade da data de nascimento de Youssoufa.

A Federação Alemã (DFB) não questiona a idade do jovem, mas alerta sobre os riscos de colocar jogadores de categorias menores para jogar com os mais velhos.

"Talentos como o de Youssoufa Moukoko são uma rara exceção, mas o que é excepcional não tem porque ser imitado. É preferível, em geral, desaconselhar este tipo de modelo", afirmou a DFB, em comunicado.