Topo

Real Madrid é o bicho-papão do sorteio dos grupos da Champions

23/08/2017 18h01

Paris, 23 Ago 2017 (AFP) - Quem quer desafiar o atual bicampeão europeu e recordista de títulos da Liga dos Campeões? O Real Madrid tem currículo e futebol para se tornar o bicho-papão que todos querem evitar no sorteio dos grupos da Champions, que acontecerá nesta quinta-feira em Mônaco.

A equipe comandada por Zinedine Zidane começou a temporada sem baixar o ritmo, conquistando as Supercopas da Europa e da Espanha, contra Manchester United e Barcelona, respectivamente. Os madrilenhos chegam como grande favoritos ao título da Liga dos Campeões, competição que conquistaram 12 vezes, um recorde.

Como sempre, as esperanças estarão depositadas em Cristiano Ronaldo, o quatro vezes vencedor da Bola de Ouro e autor de 106 gols em Champions. Mas também há jovens talentos surgindo, como Asensio (21 anos), que balançou as redes na ida (3-1) e na volta (2-0) dos duelos contra o Barça, pela Supercopa espanhola.

Devido à composição dos potes 1 e 2, é possível que o sorteio monte grupos muito fortes e competitivos nesta edição da Champions. O Real (pote 1) poderia, por exemplo, dividir uma chave com o PSG ou um dos dois clubes de Manchester no pote 2, além do Liverpool, que estará no pote 3 após garantir a classificação contra o Hoffenheim, e o RB Leipzig (pote 4), atual vice-campeão alemão.

Diferentemente do arquirrival, o Barcelona chega ao sorteio fragilizado. Neymar, sua principal estrela depois de Lionel Messi, optou por jogar em Paris por 222 milhões de euros.

O clube catalão anunciou na terça-feira que abriu processo contra Neymar por quebra de contrato e pede 8,5 milhões de euros em indenização. O entorno do craque brasileiro se disse "surpreso", garantindo ter respeitado todos os acordo, enquanto o PSG "lamenta a atitude do Barcelona".

- Uma humilhação a apagar -Dentro do Barça, o moral da equipe parece em queda livre.

Já o PSG precisa tentar apagar uma humilhação: a incrível derrota por 6 a 1 no jogo de volta das oitavas de final da última Champions, na casa do Barcelona.

Neymar, algoz do PSG naquela partida, foi chamado para socorrer a equipe. Os jogadores de Unai Emery querem mostrar sua força à nível continental nesta temporada, enquanto Neymar sonha com a Bola de Ouro. Tudo parece depender de uma boa campanha na Liga dos Campeões.

Entre as outras potências do futebol europeu, a Juventus, atual vice-campeã europeia, e o Bayern de Munique estão no pote 1 do sorteio, ao lado de outros campeões nacionais, como o Chelsea.

O Atlético de Madrid e o Borussia Dortmund fazem parte do pote 2, enquanto que times de peso como Napoli, Tottenham, Roma e Liverpool estão no pote 3.

No total, 32 equipes serão distribuídas em oito grupos de quatro. Apesar de estarem em diferentes potes, Real Madrid e Barcelona não poderão se enfrentar, já que clubes de um mesmo país não podem cair no mesmo grupo.

Nesta quinta-feira, os dirigentes dos clubes participantes terão motivos de sobra para se preocuparem, enquanto esperam ansiosamente para descobrir os adversários na maior e mais rica competição de clubes do mundo, que nesta temporada será mais acirrada do que nunca.

- Composição dos potes do sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões:

Pote 1:

Real Madrid (ESP/atual campeão)

Bayern de Munique (ALE)

Juventus (ITA)

Benfica (POR)

Chelsea (ING)

Shakhtar Donetsk (UCR)

Monaco (FRA)

Spartak Moscou (RUS)

Pote 2:

Barcelona (ESP)

Atlético de Madrid (ESP)

Paris SG (FRA)

Borussia Dortmund (ALE)

Sevilla (ESP)

Manchester City (ING)

Porto (POR)

Manchester United (ING)

Pote 3:

Anderlecht (BEL)

Basel (SUI)

Besiktas (TUR)

Napoli (ITA)

Olympiakos (GRE)

Roma (ITA)

Tottenham (ING)

Liverpool (ING)

Pote 4:

Celtic Glasgow (SCO)

Maribor (SLO)

Feyenoord (HOL)

RB Leipzig (ALE)

Apoel Nicosie (CYP)

Qarabag FK (AZE)

Sporting Portugal (POR)

CSKA Moscou (RUS).