Topo

Comitê do Mundial de 2018 na Rússia desmente acusações de doping

26/06/2017 16h41

São Petersburgo, 26 Jun 2017 (AFP) - "Não teve nenhum incidente. Todos os exames deram negativo. É preciso falar de fatos e não de acusações", respondeu o presidente do comitê de organização do Mundial 2018, Alexei Sorokin, nesta segunda-feira, em resposta às reportagens da imprensa britânica sobre possível doping de jogadores russos na Copa de 2014 no Brasil.

"É muito estranho que isso saia agora. É infundado", lamentou Sorokin durante coletiva de imprensa da Fifa, em São Petersburgo.

"Nossos jogadores são examinados frequentemente. Não só cooperamos com a Fifa, mas com todas as agências responsáveis pelo controle antidoping. É preciso falar sobre fatos, não de acusações. Se não existem fatos, vamos falar apenas de futebol", insistiu.

Os jornais "Mail on Sunday" e "The Guardian" informaram que a integridade dos jogadores que participaram da Copa do Mundo do Brasil, assim como de outros 11 jogadores russos, está sendo investigada pela Fifa por suspeitas de doping.

"O que escreveram não faz sentido. Não se deem o trabalho de ler a imprensa britânica esta manhã", declarou o vice-primeiro ministro russo Vitali Mutko, no domingo.

Os 34 jogadores supostamente investigados, segundo a imprensa britânica, figuram na lista "1.000 pessoas dignas de interesse" estabelecida pelas autoridades mundiais na luta contra o doping.

O Mail on Sunday alertou para o fato de não haver provas de doping contra os jogadores russos no momento.

Estas novas acusações voltam a colocar em dúvida o esporte na Rússia, onde está sendo realizada a Copa das Confederações, uma espécie de ensaio-geral para a Copa do Mundo do ano que vem.

bur-adc/pgr/ps/iga/fa