Topo

China pode inscrever time olímpico na 4ª divisão da Alemanha

AFP
Imagem: AFP

22/06/2017 10h56

A China pretende colocar a seleção sub-20 de futebol na quarta divisão da Alemanha para preparar a equipe para a disputa das Olimpíadas Tóquio-2020, segundo informações da imprensa alemã, nesta quinta-feira.

O acordo com a Federação Alemã (DFB) está pronto, mas ainda não foi assinado, segundo a Bild. A revista afirma que o projeto vai ser apresentado oficialmente no dia 5 de julho, quando o presidente chinês Xi Jinping tem visita marcada à Berlim, antes do G20 em Hamburgo.

Os 19 clubes do campeonato concordaram com a presença dos jovens chineses, segundo a Kicker, outra revista alemã de futebol. Tendo em vista o número ímpar de times, cada grupo terá duas rodadas livres por temporada.

Cada clube alemão vai receber 15 mil euros (cerca de e os resultados contra os chineses não vai ser contabilizado.

"Os jogadores são muito favoráveis ao projeto", afirmou o vice-presidente da DFB, Ronny Zimmermann à Kicker.

Este projeto é o mais ambicioso, desde a assinatura do acordo entre as federações alemã e chinesa, em novembro de 2016, que busca apoiar o desenvolvimento do futebol na China.

Pequim não esconde a ambição de transformar o país em uma superpotência do futebol até 2050. A Federação Chinesa de Futebol publicou um plano, em abril de 2016, que pretende ter 50 milhões de jogadores até 2020.

Xi Jinping, apaixonado por futebol, indicou que o objetivo é que o país organize, e vença, o Mundial algum dia.