Topo

Rússia estreia com vitória na Copa das Confederações

17/06/2017 18h02

São Petersburgo, 17 Jun 2017 (AFP) - A anfitriã Rússia estreou com vitória por 2 a 0 contra a Nova Zelândia, neste sábado, na partida de abertura da Copa das Confederações, em São Petersburgo.

Michael Boxal abriu o placar aos 31 minutos do primeiro tempo, fazendo contra depois de toque de Glushakov na saída do goleiro. Na segunda etapa, Smolov fez o segundo aos 24 minutos, depois de puxar contra-ataque e tabelar com Samedov.

O goleiro neozelandês Stefan Marinovic ainda evitou a goleada dos russos em pelo menos quatro oportunidades, além de contar com a sorte de uma bola na trave.

Antes, o presidente da Rússia Vladimir Putin e o presidente da Fifa Gianni Infantino fizeram discursos de inauguração da competição. 50.251 pessoas compareceram ao estádio para acompanhar o jogo, que foi precedido pela cerimônia de abertura da competição.

Com a vitória, a Rússia lidera o grupo A com três pontos, a espera do que Portugal e México vão fazer na outra partida, no domingo, em Cazã.

"Gostei do time da Nova Zelândia, mas felizmente conseguimos neutralizar suas características e impor nossas forças. Foi a chave para a vitória", falou o técnico russo Stanislav Cherchesov.

"Obviamente queríamos ter um melhor resultado no primeiro jogo, por isso estamos decepcionados. Mas o time mostrou grande espírito", indicou o treinador neozelandês Anthony Hudson.

- Superioridade russa -A Rússia era responsável pela iniciativa das jogadas e foi perigosa em toda primeira etapa. O goleiro Marinovic teve algum trabalho em chutes de longa distância e ainda contou com a sorte, depois de Vasin acertar a trave de cabeça, aos 6 minutos do primeiro tempo.

Já a Nova Zelândia não tinha muitas opções criativas e apostava no chutão para buscar o atacante Chris Wood, artilheiro da segunda divisão inglesa com o Leeds. O camisa 9 marcou 27 gols na última temporada.

Mas a equipe era claramente inferior à Rússia, que abriu o placar aos 31 minutos. A jogada começou com a zaga neozelandesa errando na saída de bola. Erokhin roubou a bola e Poloz deixou Glushakov na cara do gol para tocar por cima, na saída do goleiro. Na tentativa de tirar o gol, o zagueiro Boxall empurrou para as próprias redes.

- Marinovic evita goleada -Na segunda etapa, a Rússia manteve o ritmo e dominou o adversário sem dificuldades. Marinovic evitou o gol logo aos dois minutos fazendo duas belas defesas consecutivas.

Aos 24 minutos, Smolov puxou contra-ataque e abriu a bola na direita. Samedov cruzou rasteiro para a área, a zaga falhou e Smolov apareceu livre para empurrar para as redes.

A Nova Zelândia só teve uma chance clara de gol, aos 32 minutos, após cobrança de escanteio. Smith desviou de cabeça, mas Zhirkov tirou a bola em cima da linha.

A Fifa vai testar a vídeo-arbitragem (VAR) durante toda competição. O recurso não foi exigido durante a partida, mas o árbitro escalado para a função foi o brasileiro Sando Meira Ricci.

México e Portugal completam a primeira rodada do grupo A no domingo, às 12h, pelo horário de Brasília.

Na próxima rodada, a Rússia enfrenta Portugal, enquanto a Nova Zelândia encara o México. As duas partidas vão ser realizadas na quarta-feira (21).