Topo

Mijatovic vê pequena vantagem do Real Madrid sobre a Juventus

31/05/2017 15h08

Madri, 31 Mai 2017 (AFP) - O ex-atacante Pedja Mijatovic, autor do gol do título do Real Madrid sobre a Juventus, em 1998, concedeu entrevista à AFP e avaliou o time espanhou com pequena vantagem no reencontro com os italianos, em Cardiff.

Pergunta: Existem diferenças entre o Real Madrid de 1998 e o atual?

Resposta: "Nós tínhamos e eles têm um bom elenco. Acho que o Real, com todo o respeito, tem a equipe um pouco melhor que a Juventus e por isso acho que tem ligeira vantagem. Não posso dizer que somos favoritos, mas a vantagem nesse jogo, sim. Além disso, o Real chegou cinco vezes na final neste novo formato e venceu todas. A Juve, se não me engano, chegou 8 vezes à final e perdeu 6".

P: Como vê a Juventus em comparação com a de 1998?

R: "Vejo igual, inclusive se me esforço quanto aos nomes daquela época era um timaço, com Zidane, Del Piero, Torricelli, Inzaghi... Muitos jogadores marcaram época no futebol moderno, mas essa também merece respeito. A começar por Buffon, até Higuaín e Dybala. É um time competitivo, mas como é uma final em campo neutro, acho que o Real encara as finais um pouco melhor".

P: Os jogadores podem chegar menos motivados, por estarem na terceira final em quatro anos?

R: "Não. Acho que os jogadores do Real Madrid sabem perfeitamente a importância que tem uma Champions. Se conseguirem vencer, vão ser o primeiro time a ganhar duas vezes seguidas no formato moderno. Depois tem o 'doblete' histórico, já que o Real está há 57 ou 58 anos sem vencer a Liga e a Champions na mesma temporada".

P: 20 anos depois, continuam lembrando da "sétima" Copa da Europa. O que significou aquele gol e aquele título?

R: "Aquele gol, aquele jogo, foi o momento mais doce da minha vida como jogador profissional. Tinham se passado 32 anos sem conseguir vencer a Champions. Mas conseguimos aguentar e soubemos fazer um bom grupo. Isso acabou resultando no título e eu tive muita sorte de fazer o único gol do jogo".

P: Vocês falavam muito da final entre os jogares?

R: "Falávamos muito e estávamos muito pressionados, porque no campeonato nacional daquele pagamos mico e ficamos em quarto. Para o Real Madrid isso é sempre um fracasso. Para a Champions, o time se transformou de um jeito incrível e fizemos um bom jogo. Naquele anos fomo uma espécie de 'Dr. Jeckyll e Mr. Hyde'".

P: Porque acha que o Real aposta sempre tão alto na Champions?

R: "O Real Madrid é um time vencedor por natureza, é o clube que mais venceu a Champions, que mais venceu a Liga e que agora é o mais importante no futebol. Tem uma mentalidade vencedora".

P: Lembra de algum caso da final de 1998?

R: "Depois de vencer, como ninguém tinha pensado em levar uma garrafa de champagne, a gente acabou pegando emprestado da Juventus. Eles levaram várias porque se sentiam preparados".

P: Como se lembra de jogar contra Zidane?

R: "Aquele ano ele era o melhor jogador da Juve. Lembro muito bem que fez um grande jogo, mas menos mal que nossos defensores conseguiram marcá-lo bem e não fez nada importante".

P: Esta final pode aproximar a Bola de Ouro a Cristiano Ronaldo?

R: "É um dos sérios aspirantes, sobretudo se o Real Madrid conseguir vencer a Champions. Chegou aqui há oito anos e está rendendo de maneira incrível. Nem os mais otimistas imaginavam que ele ia batem todos os recordes do Real Madrid, em gols, assistências, chutes. É uma instituição dentro de outra, que é o Real Madrid".

P: Algum palpite para a final?

R: "2 a 0 para o Real Madrid".

gr/dr/fa

JUVENTUS FOOTBALL CLUB