Topo

Por ordem da esposa, Bielsa é apresentado no Lille com sorriso

23/05/2017 15h03

Lille, França, 23 Mai 2017 (AFP) - O técnico argentino Marcelo Bielsa, conhecido por ser sério e abaixar os olhos quando fala com as pessoas, decidiu mudar de estilo na apresentação como treinador do Lille, nesta terça-feira, por ordens da sua esposa.

"A primeira recomendação que tive quando cheguei aqui, e foi inclusive ordem da minha esposa, foi para sorrir e para olhar as pessoas nos olhos. É o que estou fazendo, indicou "o louco".

"É um avanço significativo nas relações humanas", brincou o argentino, provocando risadas dos assistentes.

Bielsa também explicou as razões de ter aceitado o projeto promovido pelo novo proprietário do clube, o homem de negócios Gérard López, que comprou a equipe em janeiro.

"As instalações são perfeitas e isso estimula o trabalho. Trabalhar com Luis Campos (conselheiro esportivo do presidente) supõe um acréscimo considerável para a formação do elenco. Acho que o que posso acrescentar está dentro do que o clube precisa", avaliou o ex-treinador de Athletic Bilbao e Olympique de Marselha.

Perguntado sobre o por quê de assumir um clube pouco conhecido, "El Loco" mostrou modéstia e defendeu a Ligue 1, que aumentou de nível segundo o treinador.

"A envergadura que me dão não é a que eu vejo em mim. O potencial que vejo nesta cidade e nesse projeto alimenta meu entusiamo e minha vontade de fazer as coisas direito. O nível individual dos times da Ligue 1 mudou desde a chegada de jogadores de qualidade e isso aumentou a qualidade do campeonato", indicou o argentino.

- Filosofia de Bielsa -Bielsa ainda não quer falar sobre os jogadores que podem ser contratados, mas garantiu o estilo de jogo que vai buscar com a equipe: "passar a maior parte do tempo possível atacando".

"Para isso, é preciso defender bem, preferentemente no terreno adversário. Precisaremos ficar com a bola no chão e evitar passes pelo alto", explicou o treinador.

O argentino detalhou o programa da pré-temporada do clube: serão duas fases de três semanas, a primeira concentrada na preparação geral do time e a segunda com cinco amistosos. A sétima e última semana vai ser dedicada à preparação para o primeiro jogo do campeonato, no primeiro fim de semana de agosto.

Relaxado, Bielsa não quis sentar no meio da mesa e deixou o lugar para o presidente Gérard López, que abriu a coletiva de imprensa.

"Estou muito feliz de estar aqui. Sinto uma grande responsabilidade para realizar a tarefa que me espera. Estamos aqui para trabalhar bem e fazer o público feliz, explorando todo potencial do jogo e sem esquecer os resultados, que são extremamente necessários", afirmou o mandatário.

López também tomou a palavra em várias ocasiões, demonstrando a ambição "de oferecer espetáculo aos torcedores, e não só resultados".

O presidente e o treinador mostraram cumplicidade e trocaram sorrisos durante toda coletiva, que durou aproximadamente meia hora e terminou com um abraço caloroso entre os dois: "somos amigos e conversamos sobre muitas coisas juntas, não só futebol", falou Pérez.