Topo

Leipzig e Hoffenheim surpreendem Bundesliga; históricos decepcionam

20/05/2017 14h44

Berlim, 20 Mai 2017 (AFP) - Na primeira temporada na Bundesliga, o Leipzig terminou o ano como vice campeão, enquanto o Hoffenheim, treinado por um jovem de 29 anos, garantiu vaga na Liga dos Campeões. As equipes foram o destaque do campeonato, que acabou neste sábado e viu os históricos Hamburgo, Leverkusen, Bremen e Mönchengladbach decepcionarem.

- Leipzig voa no 1º ano na elite -No primeiro ano na elite do futebol alemão, o RB Leipzig foi destaque durante toda temporada. O primeiro motivo foi pelos insultos por aqueles que não veem neste modesto clube algo além da marca de bebidas energéticas Red Bull.

Pouco a pouco, graças aos resultados, o jovem time foi ganhando a simpatia de grande parte dos torcedores, por ser o único clube capaz de rivalizar com o todo-poderoso Bayern de Munique até o final do campeonato.

Com o elenco mais jovem da Bundesliga e sem nenhuma grande estrela, o Leipzig foi vice-campeão do torneio na primeira vez que disputou a competição e garantiu a classificação para a Liga dos Campeões, inédita na história do clube.

- Nagelsmann, a estrela em ascensão -Já se fala dele como futuro treinador do Bayern de Munique. Julian Nagelsmann tinha 28 anos quando assumiu o Hoffenheim, em outubro de 2015. Na primeira temporada completa no banco de reservas, levou o modesto clube para a quarta colocação do campeonato, o que dá direito a brigar por uma vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões.

O treinador é o mais jovem dos principais campeonatos europeus e foi o único a vencer o Bayern de Munique, além do rival Borussia Dortmund.

- Dembélé e os jovens de Dortmund -O Borussia Dortmund contratou sete jogadores no início da temporada, entre eles Dembélé e Emre Mor, de 19 anos, e Julian Weigl, de 21.

Se somarem Christian Pulisic (18) e Felix Passlack (19), formados no clube, é normal pensar que o time tenha sofrido com irregularidade. Mas esta temporada de transição, como os dirigentes definiram, acabou com classificação direta para a Liga dos Campeões e tem pela frente a decisão da Copa da Alemanha, dia 27 de maio.

O clube ainda foi eliminado nas quartas de final da Champions, marcada pelo atentado com três bombas que atingiram o ônibus no jogo de ida contra o Monaco.

- Bayern entre duas épocas -O velho rei da Baviera levantou a taça pela 27ª vez na história, a quinta vez consecutiva, e mostrou que continua sem ter rivais no país.

Mas as eliminações para Real Madrid e para o Borussia Dortmund, nas quartas de final da Champions e nas semifinais da Copa, respectivamente, deixaram um sabor amargo no ano da equipe.

Os ambiciosos dirigentes esperavam mais de um time recheado de estrelas e dirigido por Carlo Ancelotti, tri-campeão da Liga dos Campeões.

O desafio do italiano é comandar a transição da geração vencedora formada por Lahm e Alonso, que penduraram as chuteiras, e Robben e Ribéry, que já não devem durar muitos anos. O trabalho parece ser grande, já que os jovens não encaixaram como esperado, a exemplo do francês Kingsley Coman.

- "Históricos" deixam a desejar -Werder Bremen, Bayer Leverkusen, Schalke 04, Borussia Mönchengladbach, Hamburgo, Eintracht Frankfurt ou até o Colônia nunca brigaram pela parte de cima da tabela. As equipes tradicionais foram superadas pelo ímpeto dos jovens, como Leipzig e Hoffenheim.

A Bundesliga quer competir com a Premier League e com a Liga Espanhola, mas sofre pela inconsistência dos times históricos. O Hamburgo, campeão da Europa em 1983, é o único time que participou de todas edições da competição, mas está há várias lutando para não cair para a segunda divisão.