Topo

Nadal vence Thiem e conquista seu décimo Torneio de Barcelona

30/04/2017 13h42

Barcelona, 30 Abr 2017 (AFP) - O espanhol Rafael Nadal revalidou seu título e alcançou dez vitórias no Torneio de Barcelona, neste domingo ao derrotar o austríaco Dominic Thiem por 6-4 e 6-1 em 1 hora e 29 minutos de jogo.

Nadal, de 30 anos e número 5 mundial, alcança seu título 71 como profissional - 51 no saibro - uma semana depois de vencer o Masters 1000 de Montecarlo, demonstrando que está preparado para Roland Garros, que começa em um mês e na qual também buscará seu décimo troféu.

O espanhol é o único jogador na era Open que venceu dez vezes um torneio, em seu caso Barcelona e Montecarlo, à espera do que pode acontecer na capital francesa.

"Vencer novamente aqui em Barcelona, ganhar em uma semana Montecarlo e Barcelona, dois torneios muito especiais para mim, é um início de temporada no saibro de sonho", declarou Nadal à televisão espanhola.

Finalista no Aberto da Austrália, Master 1000 de Miami (derrotas para seu grande rival Roger Federer) e Torneio de Acapulco, o espanhol completou uma excelente primeira parte do ano na quadra rápida. Com a chegada do saibro parece que deu mais um passo, somando neste domingo sua décima vitória consecutiva em duas semanas.

Nadal venceu em Barcelona de 2005 a 2009, de 2011 a 2013 e finalmente em 2016 e 2017.

Na pista rebatizada como Rafael Nadal neste ano pela organização, o tenista teve paciência para derrotar Thiem, que aguentou o duelo por 1 hora e 15 minutos, mas que desmoronou na parte final da partida diante da solidez de seu rival.

Thiem (N.9), de 23 anos e que havia vencido o número 1 mundial Andy Murray nas semifinais, lutou bravamente em uma tarde fria e úmida em Barcelona. Já Nadal, certeiro e muito veloz, como em suas melhores fases, aproveitou sua primeira quebra para conquistar o primeiro set. No segundo navegou com o vento a favor, com um Thiem cada vez mais propenso aos erros.

"É um jogador que tem muita força. O primeiro set tinha uma importância vital. Embora tenha tido algumas oportunidades a mais que ele, esteve muito equilibrado. É por isso que, quando conquistei o primeiro set, festejei com muita energia", explicou o espanhol.

Nadal continuará sua preparação para Roland Garros em Madri e Roma. A competição será disputada de 28 de maio a 11 de junho, e o espanhol tentará voltar a levantar o troféu, três anos após a conquista do nono, sua última vitória em Paris.