Topo

Palmeiras busca vaga antecipada nas oitavas da Libertadores

25/04/2017 13h46

Montevidéu, 25 Abr 2017 (AFP) - O Palmeiras vai enfrentar o Peñarol, nesta quarta-feira, para tentar consolidar a liderança do Grupo 5 da Libertadores e garantir a classificação para as oitavas de final o quanto antes.

O Verdão precisa se recuperar da zebra no Campeonato Paulista, depois de ser eliminado pela Ponte Preta nas semifinais. A equipe repleta de estrelas com nomes do calibre do colombiano Borja, Felipe Melo e Zé Roberto não conseguiu se recuperar da derrota por 3 a 0 no primeiro jogo, em Campinas, e caiu na Arena Palmeiras, mesmo vencendo por 1 a 0.

O Palmeiras investiu muito na contratação de novos jogadores e é o atual campeão do Campeonato Brasileiro, o que o coloca como um dos favoritos ao título continental. Mas a eliminação no torneio local aumenta a pressão por títulos em 2017.

No entanto, o investimento pesado em Borja - cerca de 35 milhões de reais - ainda não deu resultados e o atacante começa a ser questionado. São apenas 4 gols em 11 jogos, todos em times pequenos do interior paulista. O colombiano foi substituído nas últimas partidas e reclamou ao ser preterido, o que pode colocar Willian entre os titulares.

O meia Dudu também está de fora da partida, já que levou cartão vermelho na primeira partida contra os uruguaios, em São Paulo. O time de Eduardo Baptista suou para vencer por 3 a 2. Na visita à Montevidéu, volta à tona o comentário feito por Felipe Melo, que disse que não se importaria em dar tapa na cara da uruguaio, se fosse preciso.

- Obsessão palmeirense -Os paulistas precisam equilibrar a vontade de levantar o título e a pressão pela conquista da Libertadores. A torcida canta nos estádios "a taça Libertadores é obsessão", o que ajuda a embalar a equipe, mas dá a dimensão da responsabilidade que o time tem na competição.

O duelo de quarta-feira contra o Peñarol é o quinto na história entre as equipes. Se o Palmeiras vencer e o Atlético Tucumán (ARG) não superar o Jorge Wilstermann (BOL), o Porco pode ser o primeiro classificado para as oitavas de final.

O Palmeiras tem 7 pontos, seguido pelos bolivianos, com 6, os uruguaios, com 3, e os argentinos, na lanterninha com apenas 1 ponto.

O Peñarol quer se recuperar da derrota nos acréscimos em São Paulo. Para isso, o time comandado por Leo Ramos quer fazer valer o mando de campo e a força da torcida no novo estádio Campeão do Século, localizado no subúrbio da capital uruguaia.

O estádio foi inaugurado em março de 2016. Desde então, os uruguaios têm aproveitamento de 66% em casa e ainda não perderam em duelos internacionais. O Palmeiras, porém, será o primeiro time brasileiro a jogar na nova casa do Peñarol.

O tradicional clube uruguaio vem de um empate em 1 a 1 conquistado no último minuto, contra o Plaza Colonia, pelo campeonato local. A equipe tem três desfalques e deve partir pra cima desde o início do jogo, já que precisa somar pontos para conseguir entrar na briga pela classificação para a próxima fase.

A partida vai ser disputada às 21:45h, pelo horário de Brasília, e vai ser comandado pelo o trio de arbitragem paraguaio: Enrique Cáceres vai ser auxiliado pelos bandeirinhas Eduardo Cardozo e Juan Zorilla.

Prováveis escalações:

Peñarol: Gastón Guruaceaga - Hernán Petryk, Yefferson Quintana, Iván Villalba Lucas Hernández - Nahitan Nández, Angel Rodríguez, Cristian Rodríguez, Marcel Novick - Junior Arias, Mauricio Affonso.

Treinador: Leonardo Ramos.

Palmeiras: Fernando Prass - Fabiano, Yerry Mina, Edu Dracena, Zé Roberto - Thiago Santos, Tchê Tchê, Alejandro Guerra - Michel Bastos, Miguel Borja e Willian.

Treinador: Eduardo Baptista.