Topo

Com dois de Messi, Barcelona derrota Real em Madri e reassume liderança na Espanha

23/04/2017 19h13

Madri, 23 Abr 2017 (AFP) - O Barcelona venceu por 3 a 2 o Real Madrid, neste domingo pela 33ª rodada do Campeonato Espanhol, com direito a dois gols de Lionel Messi, que recolocou o clube catalão na liderança da competição.

O brasileiro Casemiro abriu o placar aos 28 minutos de jogo para o Real, mas pouco depois Messi apareceu na área merengue, driblou a marcação e deixou tudo igual aos 33.

No segundo tempo, o croata Ivan Rakitic virou o jogo para o Barça aos 28 minutos com um chute de fora da área e o colombiano James Rodríguez voltou a empatar a quatro minutos do fim do jogo. Nos acréscimos, Messi marcou seu segundo gol e deu à vitória aos catalães.

Com os dois gols marcados, Messi se consolidou como artilheiro do Campeonato Espanhol (31 gols) e da história do clássico (23), além de chegar à incrível marca de 500 gols pelo Barça, outro recorde.

"Leo é o melhor do mundo e decidiu o jogo", elogiou o técnico Luis Enrique. "Marcar 500 gols, fazer isso aqui (no Santiago Bernabéu) nos acréscimos e dando a vitória ao time, é tudo uma efeméride. O Barça é um clube incríveis de muitos anos, mas parte importante de sua história deve a Messi", completou.

Já Zinedine Zidane lamentou os gols perdidos pelo Real, que teve inúmeras chances de marcar, mas parou na grande atuação do goleiro alemão Marc-André Ter Stegen, que defendeu 16 chutes a seu gol.

"São muitos jogos em que temos muitas chances e não marcamos. No fim, isso acaba de castigando, porque enfrentamos um adversário que sabe jogar e pode nos machucar", analisou o francês.

A vitória permite ao Barça assumir a liderança da Liga Espanhola, empatado em pontos com o Real Madrid (75), mas o time da capital tem um trunfo: um jogo a menos, a cinco rodadas para o fim da competição.

A partida foi elétrica e, muitas vezes, violenta, mas ganhou em emoção no segundo tempo.

O destaque foi o duelo de Messi com seu marcador, o volante brasileiro Casemiro, que tinha a árdua missão de parar o astro argentino e não deixar que puxasse contra-ataques para o Barça. Com isso, o ex-volante do São Paulo passou perto de de ser expulso, abusando das faltas.

- Messi dá vitória ao Barça -Messi voltou a mostrar seu melhor futebol e foi um pesadelo para a zaga do Real. O argentino também foi responsável pela expulsão de Sergio Ramos, que levou cartão vermelho direto por uma falta grosseira no craque do Barça, aos 33 minutos do segundo tempo.

No primeiro tempo, o Real Madrid se mostrou mais ambicioso que o Barcelona e, com trocas de passes rápidas e precisas, chegou sucessivamente ao gol do alemão Marc-André Ter Stegen.

Enquanto isso, o Barça apostava nos contra-ataques, tudo baseado na qualidade de Messi, que não pôde contar com seu habitual parceiro, o brasileiro Neymar, suspenso.

Foi preciso esperar meia-hora de jogo para que o placar fosse aberto.

No lance, o brasileiro Marcelo cruzou uma bola na área do Barça e Sergio Ramos, vindo por trás, pegou de primeira. A bola bateu na trave e sobrou limpa para Casemiro, sem goleiro, empurrasse para as redes.

A alegria madrilenha durou pouco. Cinco minuto depois, Messi recebeu na entrada da área, driblou dois marcadores e chutou colocado, sem chances para Keylor Navas.

No segundo tempo, o Barça chegou à virada com um chutaço de fora da área de Rakitic, calando o estádio Santiago Bernabéu.

O Real, porém, deu o troco, respondendo rapidamente.

James Rodríguez, que acabara de entrar no lugar de Karim Benzema, aproveitou outro cruzamento de Marcelo e, com um toque, tirou de Ter-Stegen.

Quando tudo parecia que o clássico espanhol terminaria com um empate favorável ao Real, líder até então da Liga, Messi voltou a aprontar.

Nos acréscimos, Sergi Roberto armou contra-ataque, Jordi Alba recebeu na ponta esquerda e cruzou rasteiro para Messi. O argentino, da marca do pênalti, chegou batendo colocado, como lhe é característico, dando a vitória ao Barça.