Topo

Suécia goleia; Suíça segue 100% nas eliminatórias para a Copa do Mundo

25/03/2017 17h03

Paris, 25 Mar 2017 (AFP) - A Suécia, goleadora de Belarus (4-0), manteve pressionados seus adversários do Grupo A das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo-2018, neste sábado pela 5ª rodada da competição, que viu também a Suíça manter os 100% de aproveitamento ao superar a Letônia (1-0).

Com 10 pontos e +7 de saldo de gol, os suecos assumem provisoriamente o primeiro lugar da chave, superando a França (10 pts, +5) e colocando a Holanda nas cordas (3ª com 7 pts). Diante da fraca equipe de Belarus, os escandinavos construíram a vitória com uma chuva de gols no segundo tempo.

Autor do gol que abriu o placar em cobrança de pênalti (19 minutos), o atacante do RB Leipzig Emil Forsberg sacramentou a vitória da Suécia com um chute de fora da área que o goleiro Andrei Gorbunov (49) aceitou. Marcus Berg (57) e Isaac Kiese Thelin (78) também deixaram suas marcas.

Ainda neste sábado, Holanda e França terão que responder. A 'Laranja' visita a Bulgária, invicta em casa, enquanto os 'Bleus' terão ótima oportunidade de recuperar a primeira posição do grupo contra o modesto Luxemburgo.

Como a Suécia, a Bósnia aproveitou para vencer e golear. Vedad Ibisevic (4, 43), Avdija Vrsajevic (52), Edin Visca (56) e Ermin Bicakcic (90+3) construíram o placar de 5 a 0 sobre Gibraltar, a pior defesa do continente.

Os bósnios assumem provisoriamente a 2ª colocação do Grupo H com os mesmos 10 pontos da Grécia, que precisará enfrentar fora de casa a Bélgica (12 pts), líder da chave.

Chipre (4º, 4 pts) e Estônia (5ª, 4 pts) seguem na parte de baixo do grupo, após empatarem em 0 a 0 em Nicósia.

No grupo B, a Suíça segue apresentando campanha impecável nas eliminatórias, chegando à 5ª vitória em 5 jogos ao derrotar por 1 a 0 a Letônia, em Genebra. Um gol de Josip Drmic (66), que tinha acabado de entrar em campo, permitiu à 'Nati' (15 pts) se proteger de qualquer investida de Portugal (9 pts), que recebe a Hungria (7), ainda neste sábado.

Andorra, lanterninha do grupo B, somou seu primeiro ponto nas eliminatórias ao empatar sem gol com as Ilhas Faroe.