Topo

França e Portugal vencem nas eliminatórias; Holanda se complica

25/03/2017 19h24

Paris, 25 Mar 2017 (AFP) - Portugal, vencedora da Hungria em Lisboa (3-0), com direito a dois gols de Cristiano Ronaldo, e a França, que superou Luxemburgo (3-1), seguem firmes no caminho rumo à classificação para a Copa do Mundo da Rússia-2018.

Já a Holanda, finalista da Copa da África do Sul-2010 e semifinalista no Brasil-2014, complicou suas chances de disputar o próximo Mundial, ao ser derrotada pela Bulgária por 2 a 0.

Com a vitória, Portugal se mantém na perseguição ao líder do Grupo B, a Suíça.

Os lusos, atuais campeões europeus, somam agora 12 pontos, mas continuam atrás dos suíços (15 pts), que neste sábado derrotaram por 1 a 0 a Letônia em Genebra.

Esses três pontos de vantagem para a Suíça foram conquistados na primeira rodada das eliminatórias, na qual os helvéticos superaram Portugal por 2 a 0 na Basileia. Desde então, CR7 e companhia vencerem todos os jogos, mas a Suíça também.

Na vitória deste sábado no estádio da Luz, André Silva (32 minutos) abriu o placar para os portugueses, antes de Cristiano Ronaldo assumir a responsabilidade de selar a vitória (36 e 65).

O resultado permite a Portugal se distanciar da terceira colocada Hungria, que se afastam assim a cinco pontos do adversário deste sábado.

A França, com sua vitória sobre Luxemburgo (3-1), com direito a dois gols de Olivier Giroud e outro de pênalti de Antoine Griezmann, consolidou sua primeira posição do Grupo A.

- Giroud matador -Os gols de Giroud (28) e Griezmann (38) serviram para a França voltar ao vestiário no intervalo com vantagem de 2 a 1 no placar, já que Luxemburgo chegou a empatar o jogo, também de pênalti, com Aurelien Joachim (34).

A França sofreu para superar a forte retranca do modesto adversário, mas encontrou seu terceiro gol no segundo tempo, novamente com Giroud (77).

Com o resultado, a França chega a 13 pontos, três a mais que a Suécia, que mais cedo goleou Belarus (4-0), enquanto a Holanda caiu de maneira expressiva diante da Bulgária (2-0), caindo para o quarto lugar no grupo, a seis pontos do líder.

Os holandeses (7 pts), que já ficaram de fora da Eurocopa-2016, iniciaram esta 5ª rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo-2018 na segunda colocação, mas foram ultrapassados pela Suécia (10 pts) e pela Bulgária (9 pts).

No grupo H, a Bélgica, quinta seleção do ranking Fifa, sofreu para se manter na liderança da chave, arrancando duro empate em 1 a 1 com a Grécia, em Bruxelas.

Os gregos teriam assumido a liderança do grupo caso tivessem conseguido segurar a vitória, mas tiveram que se contentar com o segundo lugar com 11 pontos, dois a menos que os belgas.

O primeiro gol do jogo foi anotado por Konstantinos Mitroglu (46) e Romelu Lukaku salvou a Bélgica da derrota a um minuto para o fim do jogo.

Nas eliminatórias europeias, os primeiros colocados de cada grupo se classificam diretamente à Copa do Mundo, enquanto os oito segundo colocados disputam uma repescagem que distribui outras quatro vagas.