Topo

Nagelsmann é eleito técnico do ano na Alemanha

21/03/2017 13h46

Berlim, 21 Mar 2017 (AFP) - Julian Nagelsmann, do Hoffenheim, técnico mais jovem de um grande campeonato europeu, com 29 anos, foi eleito técnico do ano pela Federação Alemã de Futebol (DFB), em cerimônia realizada na segunda-feira.

"Receber tal honra quando sou estreante me deixa quase sem voz, algo que não imaginava que poderia acontecer", brincou Nagelsmann, técnico do atual quarto colocado da Bundesliga.

Thomas Tuchel, atual treinador do Borussia Dortmund, também havia recebido o prêmio no início da carreira.

Nagelsmann foi nomeado técnico da equipe principal do Hoffenheim em fevereiro de 2016, após liderar a equipe sub-19 ao título alemão.

O Hoffenheim ocupava até então a 17ª colocação na tabela e seu antecessor deixou o cargo de forma repentina devido a problemas cardíacos.

Após evitar o rebaixamento no ano passado, Nagelsmann colocou nesta temporada o Hoffenheim entre as equipes que brigam por classificação à próxima Liga dos Campeões.

Ex-zagueiro, de estatura imponente (1.90 m), gravemente lesionado no joelho aos 20 anos, Nagelsmann foi obrigado a abandonar a carreira de jogar e deve a carreira de sucesso de técnico a Thomas Tuchel.

Quando treinava a equipe de juniores do Augsburg, Tuchel viu o potencial de Nagelsmann e o enviou para espiar os adversários, antes de contratá-lo como assistente.

Nagelsmann é um adepto da marcação-pressão e de um um jogo de transição rápida, um método muito utilizado na Alemanha.