Topo

Infantino vai à África explicar ampliação da Copa do Mundo para 48 equipes

20/02/2017 17h07

Joanesburgo, 20 Fev 2017 (AFP) - O presidente da Fifa, Gianni Infantino, viajará a Joanesburgo na terça-feira para conversar com os presidentes das 54 federações africanas sobre a ampliação da Copa do Mundo para 48 equipes a partir de 2026.

Com a ampliação, os dirigentes africanos esperam que o continente ganhe várias vagas para aumentar sua representatividade na Copa do Mundo. Atualmente, o continente africano tem direito a cinco vagas.

Infantino prometeu em janeiro que "mais países poderão sonhar" em participar do maior torneio de futebol do mundo.

A Copa do Mundo-2026, cuja sede será escolhida em maio de 2020, terá 80 jogos (contra 64 na molde com 32 seleções) e será disputada uma primeira fase eliminatórias de 16 grupos com três equipes cada, com os dois primeiros colocados avançando à segunda fase.

De acordo com a imprensa africana, espera-se que Infantino anuncie que a África passará a ter 9 representantes no novo formato do torneio.

A Fifa informou em janeiro que a distribuição final das vagas para as diferentes confederações não será aprovada até o próximo congresso da entidade, em maio no Bahrein.

Nunca uma equipe africana chegou às semifinais de uma Copa do Mundo e, na última edição, no Brasil em 2014, se classificaram pela primeira vez na história do torneio duas equipes para as oitavas de final: Nigéria e Argélia.