Topo

Gareth Southgate confirmado como técnico da seleção da Inglaterra

30/11/2016 13h50

Londres, 30 Nov 2016 (AFP) - Gareth Southgate, 46 anos, foi confirmado no cargo de técnico da seleção da Inglaterra para os próximos quatro anos, até após a Eurocopa-2020, depois de ter comandado a equipe por quatro partidas interinamente, anunciou nesta quarta-feira a Federação Inglesa (FA).

"Ele fez um bom trabalho durante esses quatro jogos no cargo e nos impressionou durante as entrevistas. Gareth é um embaixador estupendo de tudo que importa à FA, é um estrategista incrível e um líder", declarou o presidente da FA, Greg Clarke, em comunicado.

O ex-zagueiro, que defendeu 57 vezes a seleção da Inglaterra como jogador, havia sido chamado para substituir de urgência Sam Allardyce, que ficou apenas 67 dias no cargo e foi demitido após ser flagrado ensinando a jornalistas disfarçados como burlar as regras sobre transferência de jogadores no país.

Southgate vinha exercendo até setembro o cargo de técnico da seleção sub-21 da Inglaterra. Revelado pelo Crystal Palace, também defendeu Aston Villa e Middlesbrough como jogador.

No comando da seleção inglesa de maneira interina, Southgate obteve duas vitórias (Malta e Escócia) e um empate (Eslovênia) pelas eliminatórias para a Copa do Mundo-2018. Na última partida, em 11 de novembro, a Inglaterra empatou em 2 a 2 com a Espanha em amistoso.

A Inglaterra está atualmente na primeira colocação de seu grupos nas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo da Rússia-2018.

"Adorei trabalhar com os jogadores nessas últimas quatro partidas e acredito que o potencial é enorme. Estou determinado a dar a todo o país uma equipe da qual possa se orgulhar e de bom futebol", declarou Southgate no comunicado divulgado pela FA.

A primeira partida de Southgate como técnico oficial da Inglaterra acontecerá em 22 de março em Dortmund, um amistoso contra a campeã do mundo Alemanha.