Topo

Alemanha não terá GP de F1 em 2017

24/11/2016 18h52

Paris, 24 Nov 2016 (AFP) - A Alemanha não receberá Grande Prêmio de Fórmula 1 na próxima temporada, confirmou o diretor do circuito de Hockenheim, Georg Seiler, a uma semana da confirmação do calendário de 2017.

Seiler explicou à agência de notícias alemã SID, filial da AFP, que as negociações com o chefão da F1, Bernie Ecclestone, resultaram na exclusão do GP da Alemanha do calendário.

Com esta modificação, haverá 'apenas' vinte corridas em 2017, ao invés de 21 nesta temporada, a mais longa desde a criação do campeonato mundial da modalidade, em 1950.

O contrato atual prevê apenas a realização de um Grande Prêmio em Hockenheim a cada dois anos, por isso a F1 só voltará à Alemanha em 2018.

Os problemas começaram com a desistência do outro circuito alemão, o Nürburgring, que vinha alternando com Hockenheim e foi comprado por um novo proprietário.

Os dirigentes de Hockenheim tentaram preencher a lacuna para 2017, sem sucesso.

"Os riscos econômicos são grandes demais e nenhuma proposta foi capaz de eliminá-los. É uma pena, mas não é uma surpresa, já que não tínhamos contrato para esta temporada", lamentou Seiler em entrevista à revista alemã AutoBild.

Desta forma, a Hungria terá sua corrida no dia 30 de julho, data prevista anteriormente para a Alemanha, com Cingapura e Malásia invertendo suas datas em relação à primeira versão apresentada às escuderias.

A F1 não é mais um sucesso de público na Alemanha, apesar do domínio da escuderia local Mercedes desde 2014 e de Nico Rosberg ter grandes chances de se sagrar campeão mundial neste domingo, em Abu Dhabi.

Na segunda-feira, o ministro do turismo da Malásia informou que o país não receberá mais Grande Prêmio depois de 2018, por causa de uma queda importante nas receitas.

-Provável calendário da F1 em 2017:

26 de março: GP da Austrália (Melbourne)

9 de abril: GP da China (Xangai)

16 de abril: GP de Bahrein (Sakhir)

30 de abril: GP da Rússia (Sochi)

14 de maio: GP d'Espagne (Barcelona)

28 de maio: GP de Mônaco

11 de junho: GP do Canadá (Montreal)

18 de junho: GP da Europa (Baku, Azerbaijão)

2 de julho: GP da Áustria (Spielberg)

9 de julho: GP da Grã-Bretanha (Silverstone)

30 de julho: GP da Hungria (Hungaroring, Budapest)

27 de agosto: GP da Bélgica (Spa-Francorchamps)

3 setembro: GP da Itália (Monza)

17 de setembro: GP de Cingapura

1º de outubro: GP da Malásia (Sepang, Kuala Lumpur)

8 de outubro: GP do Japão (Suzuka)

22 de outubro: GP dos Estados-Unidos (Austin)

5 de novembro: GP do México

12 de novembro: GP do Brasil (Interlagos, São Paulo)

26 de novembro: GP d'Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos).