Topo

Piqué, o 'faz-tudo' emblemático do Barça

22/11/2016 15h06

Barcelona, 22 Nov 2016 (AFP) - Se o lema do Barcelona é "Mais que um clube", o deu seu zagueiro emblemático é "mais que um jogador": Gerard Piqué, centroavante improvisado, homem de negócios, símbolo da identidade catalã e quem sabe até futuro presidente.

- Xerifão da zaga -Lesionado no tornozelo em outubro e afastado dos gramados por um mês, Piqué (29 anos) está á disposição do técnico Luis Enrique para o confronto desta quarta-feira contra o Celtic, uma excelente notícia para o Barça, clube no qual é bem mais do que um simples jogador.

Referência há oito anos, Piqué é o xerifão da defesa catalã e sua qualidade na saída de bola fez muita falta ao time na derrota para o Manchester City (3-1), em novembro.

"A volta de Gerard é sempre positiva para nós", comemorou Luis Enrique, que vê o zagueiro como "uma referência na equipe".

- Centroavante improvisado -Em sua primeira partida após se recuperar de lesão, no sábado contra o Málaga (0-0), Piqué passou os últimos minutos enfiado na área adversária, como um centroavante, para tentar encontrar um golzinho que desse a vitória ao Barça.

Essa estratégia incomodou muito o Málaga, como reconheceu o técnico Juande Ramos após a partida: "Foi um grande contratempo. Mesmo sendo um zagueiro, ele tem o faro de gol".

Piqué (1,94 m, 85 kg) tem, aliás, números que impressionam: já são três gols em 12 partidas nesta temporada.

- O líder brincalhão -No vestiário do Barça, Piqué é querido pelas pegadinhas e o senso de humor. Casado com a cantora colombiana Shakira, com a qual forma casal glamoroso, o jogador domina as redes sociais, nas quais não hesita em tirar um sarro do eterno rival Real Madrid.

Mas o brincalhão também sabe elevar o tom da conversa. Mesmo não sendo o capitão do time, tem voz de respeito no vestiário. "Ele se expressa maravilhosamente bem. Ele tem uma grande capacidade para se comunicar", resumiu Luis Enrique, no mês passado.

- Símbolo catalão -Nascido em Barcelona, Piqué nunca escondeu sua simpatia pelo "direito de escolha" da Catalunha, a rica região no nordeste espanhol que vive eterna queda de braço com Madri pela independência.

Piqué é um frequentador regular do desfile da "Diada", o feriado "nacional" da Catalunha. Esse ideal político rende ao zagueiro sonoras vaias do próprio público espanhol quando veste a camisa da seleção espanhola.

Em outubro, envolvido pela enésima vez em polêmica pela suposta falta de comprometimento com a 'Fúria', Piqué anunciou sua decisão de deixar a seleção após a Copa do Mundo da Rússia-2018.

- Homem de negócios -É um lado menos conhecido de Gerard Piqué: esse amante dos videogames fundou em 2011 sua própria empresa para desenvolver jogos online, a Kerad Games, que conta com 30 funcionários.

E seus talentos vão mais além, já que graças a Piqué o Barcelona conseguiu um de seus maiores contratos publicitários: em 2015, Piqué e Shakira organizaram um jantar no qual os dirigentes do clube conheceram os representantes da empresa japonesa de comércio online Rakuten. A empresa acabou se tornando na semana passada a mais nova patrocinadora master do clube, o que renderá aos cofres catalães pelo menos 55 milhões de euros por temporada.

- Futuro presidente -Aos olhos de Luis Enrique, Gerard Piqué é capaz de se tornar no futuro "tudo que quiser no Barça". O jogador, porém, já parece ter o plano pós-futebol: tentar ser eleito presidente do clube de seu coração.

"Acho que eu poderia fazer as coisas bem feitas", explicou o zagueiro no mês passado.

O presidente do Barça, que conta com mandato de seis anos, é eleito pelos sócios do clube. E seu ex-técnico, Pep Guardiola, hoje no Manchester City, já mostrou entusiasmo com a possível ideia de uma candidatura de Piqué: "Eu votaria nele!", afirmou na sexta-feira.