Topo

Ibrahimovic: "Conquistei a Europa como Napoleão"

22/11/2016 15h30

Estocolmo, 22 Nov 2016 (AFP) - "Como Napoleão na Europa, conquistei cada país onde estive": sempre modesto, e em um futuro próximo homenageado com uma estátua, o atacante sueca Zlatan Ibrahimovic afirmou nesta terça-feira estar pronto para deixar a Europa e conquistar a América.

O craque revelou ao jornal Aftonbladet querer "talvez viajar até o outro lado do Atlântico para conquistar também os Estados Unidos".

"Sempre ousei aceitar novos desafios", lembrou Ibrahimovic, que já atuou na Holanda, na Itália, na Espanha e na França, antes de assinar para esta temporada contrato de um ano com o Manchester United.

"Foi ótimo no Paris Saint-Germain, não é segredo para ninguém. Tínhamos uma equipe forte que foi melhorando ano após ano. Mas está no passado. Hoje, é um novo capítulo e estou tentando recriar o mesmo sentimento" que tinha em Paris, explicou.

Maior artilheiro da história da seleção sueca, Ibra, de 35 anos, anunciou a aposentadoria da seleção em junho, após uma Eurocopa frustrante.

"É estranho ver a seleção (sueca) jogar, porque não tem mais aquela mágica em campo", brincou o sempre confiante jogador, que há um ano chegou a declarar antes de um jogo da Suécia que "colocou a França no mapa do futebol".

"Mas agora cada jogador tem a oportunidade de aparecer. Ninguém é melhor do que ninguém", continuou. "Ninguém espera nada".

Na segunda-feira à noite, a Federação Sueca de futebol entregou a Ibrahimovic sua 11ª Bola de Ouro nacional de melhor jogador sueco do ano.

A entidade revelou também que uma estátua do atacante seria erguida ao lado do estádio nacional, a Friends Arena. Com 2,40 m de altura, a estátua representará o jogador com os braços abertos.

"O garoto de Rosengard que tem sua própria estátua na capital. Isso acontece geralmente quando você morre, mas eu estou muito vivo", se divertiu o atacante em coletiva de imprensa, antes de concluir: "Só falta agora o Palácio Real. Fica para a próxima!".