Topo

Murray bate Raonic e decide ATP Finals pela primeira vez

19/11/2016 16h44

Londres, 19 Nov 2016 (AFP) - Em jogaço de tirar o fôlego, o novo número um do mundo Andy Murray garantiu sua vaga para a grande decisão do ATP Finals pela primeira vez da sua carreira ao derrotar o canadense Milos Raonic (N.4), neste sábado, em Londres.

Murray perdeu o primeiro set, mas conseguiu a virada ao vencer os outros dois no tie-break, com parciais de 5-7, 7-6 (7/5) e 7-6, depois de 3h38 de grande espetáculo. Foi o jogo mais longo da história do torneio desde que adotou o formato no melhor de três sets.

Raonic chegou a ter uma quebra de vantagem no segundo set, mas desperdiçou mais uma chance de derrotar o britânico em casa neste ano, depois das finais do Queen?s e de Wimbledon.

Murray dominou o terceiro set, sacando duas vezes para fechar o jogo, mas só conseguiu garantir a vaga no tie-break, depois de três 'match points' desperdiçados.

"Foi um dos jogos mais difíceis da minha carreira indoor. Eu não esperava que esse jogo fosse virar maratona. Estou esgotado", admitiu Murray, que obteve sua primeira vitória de Murray em quatro semifinais no torneio, depois de ser eliminado nessa altura da competição em 2008, 2010 e 2012.

"O ambiente foi fantástico. O barulho foi aumentando no decorrer do jogo. É para disputar partidas como essas que jogamos tênis", vibrou o queridinho da torcida local.

Invicto há 23 partidas, o atual bicampeão olímpico disputará a final contra o vencedor do duelo entre o sérvio Novak Djokovic (N.2) e o japonês Kei Nishikori (N.5), que se enfrentam mais tarde neste sábado.

Em caso de derrota de Djoko, o escocês terá a garantia matemática de fechar o ano na liderança do ranking.

O sérvio busca o hexacampeonato no torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada, sendo que venceu as últimas cinco edições. Se conquistar o hexa, igualará o recorde do suíço Roger Federer.

Qualquer que seja o adversário, Murray não terá vida fácil, ainda mais com o cansaço acumulado depois desse duelo antológico.

"Disputei muitas partidas nos últimos meses, mas vou deixar tudo em quadra no domingo, usando toda a energia que ainda me resta", completou.