Topo

Clássicos agitam fim de semana dos campeonatos europeus

18/11/2016 15h36

Paris, 18 Nov 2016 (AFP) - Após a parada da data Fifa, os melhores jogadores do mundo voltam para seus clubes na Europa e se preparam para disputar mais uma rodada dos campeonatos domésticos, que terão clássicos de tirar o fôlego.

A Premier League, que conta com o maior número de clubes com chances reais de brigar pelo título, verá mais um duelo entre Arsène Wenger, do Arsenal, e José Mourinho, do United, dois treinadores que já declararam abertamente o desgosto um pelo outro.

Na Espanha, as atenções estarão todas voltadas para a capital do país, onde o Real Madrid e o rival Atlético se enfrentam, em um confronto que será seguido de perto pelo Barcelona, que quer tomar o primeiro lugar das mãos de Cristiano Ronaldo e companhia.

Enquanto isso, na Alemanha, o Bayern de Munique, líder inconteste da Bundesliga, encara a única equipe que foi capaz de lhe fazer frente nos últimos anos, o Borussia Dortmund, que tenta se recuperar na competição.

Assim como o Bayern na Alemanha, a Juventus tem enorme favoritismo para vencer novamente o 'Scudetto' e já dispara na liderança do Campeonato Italiano, mas se verá ofuscada neste fim de semana pelo dérbi de Milão entre Inter e Milan.

- Wenger x Mourinho -Esse dois não se bicam: Arsène Wenger e José Mourinho vão novamente se ver frente a frente neste sábado, quando o Arsenal do técnico francês visitar o Manchester United do português, em Old Trafford.

Wenger e Mourinho se detestam desde a passagem pelo Chelsea do português. "Mou" teria até dito que "um dia encontrarei com Wenger fora de campo e vou quebrar a cara dele, segundo a biografia do atual técnico do Manchester United.

Wenger, que nunca derrotou Mourinho no Campeonato Inglês, acredita estar em condições de fazê-lo neste sábado.

"Nem sempre perdemos. Já ganhamos deles e houve muitos empates. Acho que já derrotei todos os melhores técnicos do mundo nos últimos 20 anos. E não estou fazendo desse jogo uma competição entre dois técnicos", declarou Wenger, no comando do Arsenal desde 1996.

A única vitória de Wenger sobre Mourinho aconteceu em 2015, na segunda passagem do português pelo Chelsea, pelo Community Shield. No total, são oito derrotas e seis empates.

O francês, porém, terá boa oportunidade de somar a primeira vitória sobre o algoz no Campeonato Inglês.

O Arsenal é o 4º colocado, a dois pontos do líder Liverpool, enquanto o United, que vem sofrendo para mostrar um futebol empolgante na temporada, é apenas o 6º, a oito pontos de distância.

Além da aparente melhor forma do adversário, Mourinho terá que lidar com as muitas lesões no United, que poderá ficar sem sete habituais titulares, como os zagueiros Eric Bailly e Chris Smalling e o atacante Zlatan Ibrahimovic.

Enquanto 'Gunners' e 'Diabos Vermelhos' duelam em Old Trafford, o Liverpool, sempre apostando na grande fase do brasileiro Philippe Coutinho, que vem de brilhar nas eliminatórias com o Brasil, tentará se manter na ponta da tabela contra o Southampton (10º).

- Clássico de Madri -No clássico de Madri contra o Atlético, o Real, líder do campeonato, terá como objetivo se manter no topo da competição de maneira isolada.

O técnico do Real, Zinedine Zidane, tentará manter intacta a invencibilidade de sua equipe no Campeonato Espanhol, no qual o Real não perde justamente desde que o francês disputou seu primeiro clássico contra o Atlético, em 27 de janeiro do ano passado.

Do outro lado, porém, também haverá uma marca importante a ser protegida: Diego Simeone e sua equipe, na 4ª colocação, não perdem o clássico diante do Real desde 2013. De lá pra cá, foram três vitórias e um empate.

Os dois técnicos terão que lidar com as muitas lesões em seus elencos.

No Real, o zagueiro Sergio Ramos voltou a treinar com o grupo e poderá voltar ao time, assim como o atacante Karim Benzema, mas Zidane não poderá contar com os machucados Toni Kroos, Álvaro Morata, e Casemiro.

Do lado 'colchonero', a grande dúvida gira em volta do provável desfalque do atacante francês Antoine Griezmann, que precisou abandonar a concentração da seleção francesa devido à lesão no pé.

De olho em um tropeço do Real estará o Barcelona, vice-líder a dois pontos e que poderá assumir o topo da tabela em caso de vitória no sábado sobre o Málaga (10º) e de derrota dos 'merengues'.

Para o confronto diante do Málaga, o técnico Luis Enrique terá à disposição dois membros do trio 'MSN', Neymar e Lionel Messi, enquanto Luis Suárez está suspenso por acúmulo de cartões.

- 'Klassiker' -O Bayern de Munique visitará no sábado o arquirrival Borussia Dortmund (5º), no famoso 'Kassiker' do futebol alemão, sabendo do resultado do confronto entre o também líder Leipzig e o Bayer Leverkusen (8º) um dia antes.

Os comandados do italiano Carlo Ancelotti entrarão em campo com o objetivo de se manter na liderança do Campeonato Alemão, enquanto o Leipzig buscará ampliar sua sequência de 10 jogos sem derrota.

No esperado clássico entre Bayern e Borussia, haverá um atrativo duelo de artilheiros entre o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang e o polonês Robert Lewandowski, que juntos já marcaram 18 gols na Bundesliga nesta temporada (11 a 7).

O Borussia precisa da vitória para reduzir a desvantagem de seis pontos na tabela em relação ao Bayern, mas também para somar uma primeira vitória contra o arquirrival em casa, no Signal Iduna Park, desde abril de 2012.

Espera-se que o meia Marco Reus, craque do Borussia, esteja recuperado da lesão que o obrigou a ficar de fora de todo o início de temporada do clube.

- Nice quer se manter no topo -Na França, o Monaco (2º) visita nesta sexta-feira o lanterninha Lorient com o objetivo de pressionar o líder Nice, que entra em campo no domingo contra o Saint-Etienne, enquanto o Paris Saint-Germain, terceiro colocado, recebeu o Nantes (16º).

A equipe do Principado, com o melhor ataque da Ligue 1, poderia assumir a primeira colocação provisoriamente em caso de vitória sobre o fraco adversário.

Por outro lado, em caso de inesperado tropeço, o Monaco poderá ser ultrapassado na tabela pelo PSG, que espera poder contar com os zagueiros Thiago Silva e Marquinhos, que defenderam a seleção brasileira nos duelos contra Argentina e Peru, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo.

Contra o Nantes, o PSG do técnico espanhol Unai Emery tem tudo para impor sua superioridade técnica e somar três importantes pontos.

Já no líder Nice, o atacante Mario Balotelli tentará dar sequência à ótima fase, com sete gols em nove jogos, para mostrar ao técnico da seleção da Itália, Giampiero Ventura, que tem condições de ser convocado.

"Quando estou em forma, posso jogar em qualquer posição, não importa. Mas se não estou na seleção, é porque não mereço", afirmou de maneira madura o polêmica atacante.

- Principais jogos dos campeonatos europeus neste fim de semana:

.Campeonato Espanhol (12ª rodada):

- Sábado:

(10h00) Deportivo La Coruña - Sevilla

(13h15) Barcelona - Málaga

(17h45) Atlético de Madrid - Real Madrid

.Campeonato Inglês (12ª rodada):

- Sábado:

(10h30) Manchester United - Arsenal

(13h00) Southampton - Liverpool

Crystal Palace - Manchester City

Watford - Leicester

(15h30) Tottenham - West Ham

- Domingo:

(14h00) Middlesbrough - Chelsea

.Campeonato Alemão (11ª rodada):

- Sexta-feira:

(17h30) Bayer Leverkusen - RB Leipzig

- Sábado:

(12h30) B. Moenchengladbach - Colônia

(15h30) Borussia Dortmund - Bayern de Munique

.Campeonato Francês (13ª rodada):

- Sexta-feira:

(16h00 GMT-2) Lorient - Monaco

(17h45 GMT-2) Lille - Lyon

- Sábado:

(14h00) Paris SG - Nantes

- Domingo:

(14h00) Olympique de Marselha - Caen

(17h45) Saint-Etienne - Nice

.Campeonato Italiano (13ª rodada):

- Sábado:

(15h00) Udinese - Napoli

(17h45) Juventus - Pescara

- Domingo:

(12h00) Bologna - Palermo

Atalanta - Roma

Lazio - Genoa

(17h45) Milan - Inter

am