Topo

Cibulkova vence Kerber e conquista título do WTA Finals

30/10/2016 12h37

Singapura, 30 Out 2016 (AFP) - A tenista eslovaca Dominika Cibulkova conquistou neste domingo o WTA Finals ao derrotar a alemã Angelique Kerber, número 1 do mundo, em dois sets, parciais de 6-3, 6-4, em Cingapura.

Este é o maior título da carreira de Cibulkova, de 27 anos e número 8 do mundo, que havia chegado à final do Aberto da Austrália em 2014.

Cibulkova havia garantido a classificação no WTA Finals, último torneio do ano que reúne as oito melhores tenistas da temporada, ao conquistar há três semanas o WTA de Linz.

Derrotada nas duas primeiras partidas da fase de grupos, uma delas justamente por Kerber, Cibulkova deu a volta por cima, avançando às semifinais ao derrotar a romena Simona Halep, o que lhe valeu a vaga graças ao melhor saldo de sets.

As chances de título eram tão pequenas que a jogadora chegou a reserva com antecedência uma passagem de avião para as Ilhas Maldivas, onde iniciaria as férias.

A eslovaca precisou superar as adversidades ao longo da carreira, depois de sofrer uma lesão no tendão de Aquiles que a fez cair ao 66º lugar no ranking WTA.

Em Cingapura, Cibulkova conquistou o quarto título do ano, o oitavo da carreira. Nesta segunda-feira, se tornará a 5ª melhor tenista do mundo, segundo o ranking WTA.

"Vir aqui e ganhar o título mais bonito da minha vida, não tenho palavras... Não era fácil depois de perder os dois primeiros jogos. Eu estava jogando bem, mas sem sorte. Hoje tive muita sorte", declarou ao público após a vitória, referindo-se a seu quarto 'match point', que entrou após tocar na rede e passar para o lado da adversária.

Antes, Cibulkova, de apenas 1.61 metros de altura, dominou Kerber do fundo da quadra, sempre apostando na sua poderosa direita.

Para Kerber, grande favorita ao título, a derrota acabou sendo uma grande decepção, já que vinha de quatro vitórias nas quatro partidas disputadas em Cingapura. Campeã do Aberto da Austrália e do US Open neste ano, a alemã fechará o ano como número 1 do mundo.

- Resultado do WTA Finals de Cingapura:

Simples Feminino - Final

Dominika Cibulkova (ESQ/N.7) x Angelique Kerber (ALE/N.1) 6-3, 6-4.