Topo

Grandes da Europa encaram campeonatos nacionais antes de rodada decisiva na Champions

28/10/2016 16h23

Paris, 28 Out 2016 (AFP) - Os mais tradicionais clubes europeus encaram seus confrontos deste fim de semana nos campeonatos nacionais com um olho na Liga dos Campeões, que terá sua 4ª rodada disputada nas próximas terça e quarta-feira, e poderão optar por poupar alguns jogadores no âmbito doméstico.

Na Inglaterra, não haverá clássico neste rodada, o que permitirá aos clubes que disputa a Champions de dar folga a alguns de seus principais jogadores.

Sem vencer há seis jogos, o Manchester City de Pep Guardiola terá decisão complicada pela frente: não poupar jogadores diante do West Bromiwich para tentar acabar de vez com a crise de resultados ou focar no duelo de terça-feira contra o Barcelona, o mais importante até agora neste início de temporada.

Enquanto isso, o técnico Luis Enrique não terá as mesmas dúvidas que seu amigo Guardiola, já que o Barça enfrenta no sábado o lanterninha do Campeonato Espanhol. O Real, por sua vez, torcerá para que Cristiano Ronlado reencontre seu faro de gol contra Alavés.

- City quer sair da crise -A Premier League continua muito acirrada na briga pelo título, com Manchester City (1º), Arsenal (2º) e Liverpool (3º) empatados no topo da tabela com 20 pontos.

Com isso, a rodada deste fim de semana poderá ser decisiva. O Liverpool, único dos três líderes que não tem compromisso europeu na semana que vem, poderá aproveitar a possível atenção dividida de City e Arsenal para assumir a ponta da tabela.

Os 'Reds' do técnico Jurgen Klopp, em grande fase e vindos de cinco vitórias nas últimas seis partidas, encaram no sábado o Crystal Palace (11º) com força máxima e tem tudo para somar mais três pontos.

City e Arsenal também terão confrontos teoricamente acessíveis, contra West Bromwich (13º) e Sunderland (20º), mas poderão optar por entrar em campo com times mistos, de olho na Champions.

Nos 'Citizens', porém, a situação é delicada. Os comandados de Pep Guardiola, apesar de liderarem a Premier League, não vencem a seis jogos e vem de eliminação da Copa da Liga Inglesa diante de seu arquirrival Manchester United.

Para piorar, Guardiola voltará a enfrentar na terça-feira pela Liga dos Campeões o Barcelona, que goleou o City na rodada anterior por 4 a 0 no Camp Nou. Ou seja: é importante reencontrar a confiança para encarar de cabeça erguida o duelo decisivo contra Messi, Suárez e Neymar.

O sábado também verá um confronto interessante entre Tottenham (5º) e o atual campeão Leicester (12º), que também encara a Champions no meio de semana, enquanto o United, com um José Mourinho mais confiante após a vitória no clássico, recebe o Burnley (14º).

No domingo o Chelsea (4º) tentará se aproximar dos líderes vencendo o Southampton (8º).

- Real preocupado com defesa e CR7 -Tudo vai bem para o Real Madrid, mas as coisas poderiam estar melhores. A equipe de Zinedine Zidane é líder isolada da Liga com 21 pontos, co-líder de seu grupos na Liga dos Campeões e está praticamente classificada às oitavas de final da Copa do Rei, depois da goleada imposta no pequeno Cultural Leonesa (7-1), na quarta-feira.

Mesmo assim, as críticas ao sistema da equipe não dão sossego ao técnico francês.

Em 14 partidas nesta temporada, o Real só conseguiu ficar sem tomar gol em duas, tendo as redes balançadas nos últimos oito jogos consecutivos.

"Isso não me preocupa, vamos consertar isso com trabalho", garantiu Zidane, que segue sem poder contar com os lesionados Sergio Ramos, Luka Modric e Casemiro.

No sábado, o Real tem tudo para vencer o fraco Alavés (13º) e torcerá para que sua principal estrela, o português Cristiano Ronaldo, dê um basta à falta de gols, apenas um marcado nos últimos três jogos, antes do confronto de quarta contra o Legia Varsóvia, na Champions.

No Barcelona (3º com 19 pontos), a defesa também preocupa, mas mais pela falta de peças, já que Piqué, Alba, Mathieu e Vidal estão todos entregues ao departamento médico.

Enquanto isso, o ataque segue brilhando, com Messi em plena forma, com seis gols em três jogos, empatado na artilharia da Liga Espanhola com o companheiro Luis Suárez (7 gols).

No sábado, Messi, Suárez e também Neymar enfrentam o lanterninha Granada e o técnico Luis Enrique poderá optar por poupar algumas peças para o confronto de terça contra o Manchester City.

Já o Atlético de Madri (5º com 18 pontos) duela com o Málaga (10º) em busca de valiosos três pontos que não permitam aos principais rivais se afastarem na tabela. Na quarta-feira, os 'colchoneros' encaram o Rosberg na Champions.

- Bayern líder; PSG caça Nice na França e Juve encara Napoli -Na Alemanha, o Bayern de Munique segue como esperado no topo da tabela, com dois pontos de vantagem sobre o inesperado RB Leipzig.

Os bávaros têm tudo para se manter na ponta da Bundesliga, já que encaram o vizinho Augsburg (12º), que acabaram de eliminar sem muita dificuldade na Copa da Alemanha (3-1), e deverão chegar ao confronto contra o PSV, pela Champions na terça-feira, em plena confiança.

Já o outro favorito ao título, o Borussia Dortmund, vem decepcionando na Bundesliga, aparecendo apenas na 6ª colocação com seis pontos a menos que o Bayern de Munique.

No sábado, o Borussia terá pela frente um sempre difícil confronto contra seu arquirrival do Ruhr, o Schalke (14º), e não poderá se dar ao luxo de poupar muitas peças para o duelo de quarta-feira contra o Sporting, pela Chmapions.

Na França, o Nice, líder isolado do Campeonato Francês, segue mostrando que tem tudo para brigar pelo título e encara no domingo o Nantes (14º).

O Paris Saint-Germain, atual tetracampeão francês, mas que aparece na 3ª colocação da Ligue 1 a seis pontos de distância do Nice, não pode mais tropeçar se não quiser ver o líder abrir ainda mais. Para isso, uma vitória nesta sexta-feira sobre o Lille (16º) é fundamental.

Um triunfo daria ao PSG mais tranquilidade para chegar em plena forma para o confronto contra o Basel, na terça-feira pela Liga dos Campeões, que poderá valer a vaga antecipada às oitavas de final da competição continental.

Na Itália, a hegemônica Juventus (1ª) defenderá sua liderança do 'Calcio' no sábado contra o Napoli (3º). Uma derrota poderá permitir à Roma, vice-líder com dois pontos a menos e que encara o Empoli (18º) no domingo, assumir a ponta da tabela.

- Programação das principais partidas dos campeonatos europeus neste fim de semana:

.Campeonato Inglês (10ª rodada)

- Sábado:

(09h30) Sunderland - Arsenal

(12h00) Manchester United - Burnley

Tottenham - Leicester

West Bromwich - Manchester City

(14h30) Crystal Palace - Liverpool

- Domingo:

(11h30) Everton - West Ham

(14h00) Southampton - Chelsea

.Campeonato Espanhol (10ª rodada)

- Sábado:

(09h00) Sporting - Sevilla

(12h15) Alavés - Real Madrid

(14h30) Atlético de Madri - Málaga

(16h45) Barcelona - Granada

.Campeonato Alemão (9ª rodada)

- Sábado:

(11h30) Wolfsburg - Bayer Leverkusen

Augsburg - Bayern de Munique

Darmstadt - RB Leipzig

(14h30) Borussia Dortmund - Schalke 04

- Domingo:

(12h30) Hoffenheim - Hertha Berlim

(14h30) Colônia - Hamburgo

.Campeonato Francês (11ª rodada)

- Sexta-feira:

(16h45) Lille - Paris SG

- Sábado:

(13h00) Toulouse - Lyon

(16h00) Saint-Etienne - Monaco

- Domingo:

(12h00) Nice - Nantes

(17h45) Olympique de Marselha - Bordeaux

.Campeonato Italiano (11ª rodada):

- Sábado:

(16h45 GMT-2) Juventus - Napoli

- Domingo:

(12h00) Lazio - Sassuolo

Milan - Pescara

Empoli - Roma

(17h45) Sampdoria - Inter

am