Topo

Valencia é multado por lançamento de garrafa em jogadores do Barcelona

Da AFP, em Madri

26/10/2016 17h59

O Valencia foi condenado nesta quarta-feira a pagar multa de 1,5 mil euros (pouco mais de R$ 5,1 mil) pelo lançamento de uma garrafa em campo que atingiu jogadores do Barcelona, provocando debate na Espanha sobre a falta de 'humildade' dos jogadores catalães.

Tudo aconteceu após o Barcelona ter um pênalti marcado a seu favor nos acréscimos da partida contra o Valencia quando o jogo estava empatado (2 a 2), no último sábado. Messi converteu a cobrança e os jogadores do clube catalão foram comemorar com veemência - principalmente Neymar - perto da torcida valenciana, que revidou lançando uma garrafa das arquibancadas.

Pela televisão, é possível ver que o objeto atinge - sem muita força - Luis Suárez e Neymar. Em seguida, os jogadores do Barcelona se jogam ao gramado, simulando uma grande agressão.

Esses acontecimentos obrigaram a comissão de disciplina da Federação Espanhola a punir o Valencia com multa de 1,5 mil euros. O clube também poderá jogar sem torcida em caso de reincidência. Curiosamente, porém, a comissão também criticou o comportamento pouco esportivo dos jogadores do Barcelona, que teriam tentado humilhar os torcedores valencianos.

A comissão explicou não poder "ignorar o comportamento repreensível dos jogadores do Barcelona, assim como seus gestos para o público", e criticou a "reação exagerada" após o lançamento da garrafa.

"Nunca vi uma atmosfera tão hostil como em Valencia", lamentou por sua vez o vice-presidente do Barça, Jordi Mestre, em entrevista à uma emissora catalã. Já o meia do Valencia Daniel Parejo afirmou ao canal Sexta que os jogadores do Barcelona teriam "faltado com o respeito".

Até o jovem torcedor que lançou a garrafa em campo foi entrevistado pela imprensa esportiva espanhola: "Neymar nos insultou e nos provocou, mesmo se eu não deveria ter jogada a garrafa", reconheceu.

Críticas contra a vaidade e a falta de humildade dos jogadores do Barcelona, principalmente de Neymar, são recorrentes na Espanha. O craque brasileiro é constantemente acusado de tentar humilhar as equipes adversárias com firulas desnecessárias.