Topo

Retorno de 'Mou' a Stamford Bridge agita fim de semana no futebol europeu

21/10/2016 06h24

Paris, 21 Out 2016 (AFP) - Depois de uma rodada espetacular na Liga dos Campeões, os campeonatos nacionais voltam com tudo neste fim de semana, com o choque entre Chelsea e Manchester United, que marcará o retorno de José Mourinho a Stamford Bridge, desta vez no comando dos 'Red Devils'.

O domingo também será agitado na França, com o clássico de maior rivalidade do país, entre Paris Saint-Germain e Olympique de Marselha, no Parque dos Príncipes.

Na Itália, a Juventus coloca a hegemonia a prova no sábado, contra o Milan, em San Siro, enquanto o Bayern de Munique tentará acabar com uma série de duas rodadas sem vitória na Bundesliga, contra um adversário complicado, o Borussia Moenchengladbach.

Na Espanha, a rodada também promete ser bastante animada, com jogos complicados para os favoritos.

- Reencontro em Londres -Ídolo da torcida do Chelsea, o Mourinho volta a Stamford Bridge pela primeira vez no comando de outro time inglês, o Manchester United, com o qual travou grande rivalidade na era Ferguson.

Na verdade, o português já tinha usado o vestiário dos visitantes do estádio londrino outra vez, em 2010, quando eliminou os 'Blues' das oitavas de final da Liga dos Campeões, com a Inter de Milão, que acabou levando ao título. Apesar da derrota, a torcida do Chelsea não parou de cantar homenagens ao 'Special One'.

Até mesmo quando foi demitido, em dezembro do ano passado, em meio a uma campanha desastrosa, ele continuou contanto com o apoio incondicional dos fãs.

Nas suas duas passagens no clube do oeste de Londres, 'Mou' obteve 2014 vitórias em 321 jogos e conquistou oito títulos entre eles o tricampeonato na Premier League, em 2005, 2005 e 2015.

O clássico Chelsea-United atrai os holofotes, mas os dois times são meros coadjuvantes no campeonato, ocupando apenas a quinta e a sétima posição, respectivamente.

Empatados na ponta, com 19 pontos, Manchester City e Arsenal travam um duelo à distância e não têm direito ao erro contra Southampton e Middlesbrough, respectivamente.

Os dois times vivem momentos opostos. Os 'Citizens' não vencem há quatro jogos e acabam de se goleados por 4 a 0 pelo Barcelona, retorno de Pep Guardiola no Camp Nou, pela Liga dos Campeões.

Já os 'Gunners' vivem uma sequencia incrível de sete vitórias seguidas, a última por 6 a 0, diante do Ludogorest, na Champions.

Em caso de tropeço, City e Arsenal ainda podem ser ultrapassados por Tottenham (3º, com 18 pontos) e Liverpool (4º, com 17), não devem ter dificuldade para derrotar Bournemouth e West Bromwich, respectivamente.

- Choques para desembolar na Espanha -Se a Premier League tem a parte de cima da tabela embolada, com apenas três pontos separando os líderes do quinto colocado, o que dizer da Liga Espanhola? Seis times podem terminar a rodada na ponta, com direito a dois confrontos diretos.

Com cinco vitória seguidas em todas as competições, o líder Atlético de Madri terá um duelo complicadíssimo com o Sevilla (3º), que tem um ponto a menos.

Os 'colchoneros' dividem a ponta com Real Madrid, que tem os mesmos 18 pontos, mas um saldo de gols inferior, mas vem de goleadas sobre Betis (6-1) e Legia Varsóvia (5-1), depois de amargar quatro empates consecutivos.

Na esperança de um tropeço do vizinho, os comandados de Zinedine Zidane são os últimos a entrar em campo entre os favoritos, no domingo, contra o Athletic Bilbao (6º, com 15 pontos).

Já o Barcelona (4º, com 16) tentará seguir no embalo da goleada espetacular sobre o City (4-0) contra o Valencia (14º), em Mestalla.

Autor de três gols contra os 'Citizens' e no seu retorno, no último sábado, contra o Deportivo La Coruña, o craque argentino Lionel Messi mostrou que está totalmente recuperado de lesão. Messi, Neymar e companhia terão pela frente o 'paredão' brasileiro Diego Alves, goleiro recordista de pênaltis defendidos na Espanha.

Outro time que faz parte desse bolo, o Villarreal (5º, com 16 pontos) recebe o surpreendente Las Palmas (7º).

O clássico da Galícia entre Celta de Vigo (12º) e Deportivo La Coruña (15º) não terá muita influência na briga pelo título, mas promete deixar toda a região em polvorosa.

- Milan lidera caça à Juve -Na Itália, também haverá um choque entre dois times da parte de cima da tabela, com a atual tetracampeã Juventus visitando o Milan.

A 'Velha Senhora' já está disparada ponta, com 21 pontos, cinco de vantagem sobre Roma (2º) e Milan (3º), mas uma derrota em San Siro pode deixar a disputa mais emocionante.

Invicto há cinco jogos, o time 'rossonero' tem a vantagem de estar mais descansado, por não disputar competições europeias, enquanto a Juve jogou na terça-feira e suou para derrotar o Lyon (1-0) na Liga dos Campeões.

A Roma, que desbancou o Napoli da vice-liderança na última rodada, com vitória por 3 a 1 em pleno estádio San Paolo tentará aproveitar o confronto direto entre Milan e Juventus. O time da capital não deve ter problemas para derrotar o Palermo (18º), no estádio olímpico.

Já Inter de Milão, que caiu para a 11ª posição, visita outro time 'nerazzurro', o Atalanta (13º), para tentar se erguer depois de sofrer duas derrotas seguidas na Série A, em meio à polêmica nos bastidores, com o conflito entre o capitão Mauro Icardi e parte da torcida.

- Olympique de técnico e proprietário novo -Depois de 20 anos da era Louis-Dreyfus, família que investiu milhões sem muito sucesso no Olympique de Marselha, o clube mais popular da França entrou numa fase nova.

No segunda-feira, o controverso bilionário americano Franck McCourt assinou oficialmente a compra, e tomou a primeira medida drástica quatro dias depois, com a contratação do técnico Rudi Garcia no lugar do Franck Passi.

A nova era vai começar com uma verdadeira prova de fogo: o clássico com o atual tetracampeão Paris Saint-Germain, no Parque dos Príncipes.

Por mais que tenha um poder financeiro muito superior aos rivais, o PSG ainda não lidera o campeonato. Por enquanto, se contenta com o segundo lugar, com 19 pontos, quatro atrás do Nice, que visita o Metz no sábado.

Já o Monaco (3º, também com 19 pontos) recebe nesta sexta-feira o Montpellier, com o retorno do colombiano Radamel Falcao García, de volta aos gramados um mês depois de sofrer uma concussão contra o Nice.

Na Alemanha, o Bayern de Munique continua isolado na liderança, mas tem a hegemonia ameaçada. Depois da derrota para o Atlético de Madri (1-0) e dos empates com Colônia (1-1) e Eintracht Frankfurt (2-2), o 'Rekordmeiter' reencontrou a vitória diante do PSV Eindhoven (4-1), na Champions.

No sábado, os comandados de Carlo Ancelotti não terão vida fácil diante do Gladbach, que vem de uma vitória expressiva sobre o Celtic (2-0) em Glasgow, na Champions.

Os bávaros podem aproveitar o confronto direto entre dois perseguidores, o vice-líder Colônia e o Hertha de Berlim (4º).

Principais partida do fim de semana nos campeonatos europeus:

-- Campeonato Inglês:

- Sábado:

(09h30) AFC Bournemouth - Tottenham

(12h00) Arsenal - Middlesbrough

Leicester - Crystal Palace

(14h30) Liverpool - West Bromwich

- Domingo:

(10h30) Manchester City - Southampton

(13h00) Chelsea - Manchester United

-- Campeonato Espanhol (9ª rodada)

- Sexta-feira:

(16h45) Osasuna - Betis

- Sábado:

(12h15) Valencia - Barcelona

- Domingo:

(08h00) Celta Vigo - Deportivo La Coruña

(12h15) Sevilla - Atlético de Madri

(14h30) Villarreal - Las Palmas

(16h45) Real Madrid - Athletic Bilbao

-- Campeonato Francês (10ª rodada)

- Sexta-feira:

(16h45) Monaco - Montpellier

- Sábado:

(13h00) Lyon - Guingamp

(16h00) Nantes - Rennes

- Domingo:

(13h00) Metz - Nice

(16h45) Paris SG - Olympique de Marselha

-- Campeonato Alemão (8ª rodada)

- Sexta-feira:

(16h30) Hamburgo - Eintracht Frankfurt

- Sábado:

(11h30) Bayer Leverkusen - Hoffenheim

Hertha Berlim - Colônia

Ingolstadt - Borussia Dortmund

(14h30) Bayern de Munique - B. Moenchengladbach

- Domingo:

(11h30) RB Leipzig - Werder Bremen

(13h30) Schalke 04 - Mainz

Campeonato Italiano (9ª rodada)

- Sábado:

(14h00) Sampdoria - Genoa

(16h45) Milan - Juventus

- Domingo:

(08h30) Udinese - Pescara

(11h00) Atalanta - Inter

Torino - Lazio

(16h45) Roma - Palermo

lg