Topo

Marcello Lippi poderia ser próximo técnico da China

Filippo Monteforte/AFP
Imagem: Filippo Monteforte/AFP

Da AFP

19/10/2016 13h00

O italiano Marcello Lippi, campeão do mundo em 2006, poderia ser nomeado técnico da China, substituindo Gao Hongbo, que pediu demissão na semana passada, afirmou nesta quarta-feira o diário esportivo Corriere dello Sport.

"Lippi, técnico da China", escreveu em seu site o diário italiano, completando que o veterano técnico está "inclinado a aceitar" a proposta.

"Nos próximos dias, o ex-treinador da Itália viajará a Pequim para estudar em detalhe a proposta que foi feita pela federação chinesa", completou o jornal, sem citar fontes.

Lippi havia assinado no mês passado um contrato classificado como "estratosférico" pela imprensa italiana para voltar a treinar o Guangzhou a partir de janeiro, clube que já comandou entre 2012 e 2014. A possível mudança não seria problemas para o italiano, já que o desenvolvimento do futebol chinês é uma prioridade para as autoridades do país.

O técnico anterior, Gao Hongbo, pediu demissão em 11 de outubro, após uma nova derrota por 2 a 0 para o Uzbequistão nas eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo-2018.

A China, que ocupa a 78ª colocação no ranking Fifa, somou apenas um ponto nas quatro primeiras partidas das eliminatórias. É o lanterninha do grupo A, atrás de Irã, Uzbequistão, Coreia do Sul e Catar.

O presidente do país, Xi Jinping, grande fã do futebol, prometeu não medir esforços para que a China um dia possa conquistar a Copa do Mundo.