Topo

Chape viaja à Colômbia para tentar surpreender de novo na sul-americana

18/10/2016 14h56

Barranquilla, Colômbia, 18 Out 2016 (AFP) - Depois de eliminar o tradicional Independiente nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, a Chapecoense encara nesta quarta-feira o Junior Barranquilla, da Colômbia, para tentar alçar voos mais altos na sua segunda participação em uma competição internacional.

No ano passado, o time catarinense já tinha chegado às quartas do torneio, mas tinha sido eliminado pelo River Plate, que poucos meses antes tinha conquistado a Copa Libertadores.

Desta vez, os comandados de Caio Júnior viajam à Colômbia com a confiança de ter eliminado outro grande time do futebol argentino e sul-americano em geral.

Contra o Independiente, recordista de títulos da Libertadores (7), não houve nenhum gol marcado nos 180 minutos de bola rolando.

O confronto foi decido em disputa emocionante de pênaltis, com atuação heroica do goleiro Danilo, depois de uma partida manchada por briga de torcedores argentinos com a polícia, na Arena Condá.

Ao contrário do outro representante brasileiro nas quartas de final da Sul-Americana, o Coritiba, a Chape ocupa uma posição relativamente confortável no campeonato nacional, em 11º lugar, sete pontos à frente do Z4.

O Coxa também enfrenta um adversário colombiano, o Atlético Nacional, atual campeão da Libertadores, mas está mais preocupado com a luta contra o rebaixamento.

Outra vantagem do time catarinense em relação ao outro alviverde: vai decidir o confronto em casa, no dia 26 de outubro, em Chapecó.

O Coritiba, além de ter pela frente um adversário bem mais complicado, disputa o primeiro jogo em casa nesta quarta-feira, com a volta em Medellín.

Para a Chape, o principal problema tem sido a logística. Por causa de um atraso de seis horas no voo que saiu de Belo Horizonte, onde o time enfrentou o Cruzeiro (0-0) no último domingo, a delegação teve que rever os planos e só deve chegar a Barranquilla ao final de terça-feira.

- Futuro reforço do Santos em campo -Com capacidade para mais de 40.000 torcedores, estádio Metropolitano Roberto Meléndez, palco da partida, é o mesmo que recebeu na última terça-feira o jogaço das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 entre Colômbia e Uruguai (2-2).

Time de coração da cantora Shakira e de Gabriel García Márquez, prêmio Nobel de Literatura em 1982, o Junior não vence há 12 jogos e espera buscar um novo fôlego no torneio internacional.

"Vamos para o tudo ou nada, porque é uma linda oportunidade que nos dá o futebol", afirmou o técnico Giovanni Hernández, muito criticado pelo desempenho ruim da equipe nas últimas semanas.

Já o goleiro uruguaio Sebastián Viera fez um apelo nas redes sociais para pedir apoio total da torcida.

"Em nome da equipe e como seu capitão, queremos deixar claro a todos que amamos o Junior. Nesta quarta-feira, vamos jogar 90 minutos importantes, os primeiros 90 minutos que podem nos dar a possibilidade de uma semifinal de Copa Sul-Americana", publicou.

A torcida do Santos terá a oportunidade de acompanhar o meia Vladimir Hernandez, 'baixinho' de 1,60 m que acertou sua saída para o time praiano em janeiro.

Antes de atuar no futebol brasileiro, porém, o jogador de 27 anos quer dar alegrias à torcida 'rojiblanca'.

"Quero ir embora ganhando outro título com o Junior, acho que seria lindo, para me despedir da melhor maneira do clube que me deu tudo", avisou Hernández.

A partida está marcada para 18h45 locais (21h45 no horário de Brasília), e será apitada pelo venezuelano Juan Soto, auxiliado pelos compatriotas Carlos Lopes e Jorge Urrego.

Prováveis escalações:

Junior: Sebastián Viera - José Vélez, Deivy Balanta, Sebastián Toro, Germán Gutiérrez - Vladimir Hernández, Enrique Serje, James Sánchez, Juan Domínguez - Yoni González e Roberto Ovelar. T: Giovanni Hernández.

Chapecoense: Danilo - Gimenez, Neto, William Thiego, Dener - Sergio Manoel, Matheus Biteco, Cléber Santana e Alan Ruschel - Ananías e Kempes. T: Caio Júnior.