Topo

Mundial-2018: Thiago Silva volta à seleção após longa ausência

16/09/2016 17h17

Rio de Janeiro, 16 Set 2016 (AFP) - O zagueiro brasileiro do PSG Thiago Silva, há um ano e meio na geladeira, foi convocado pelo novo treinador da Seleção, Tite, para disputar os próximos dois jogos das eliminatórias para o Mundial-2018 contra Bolívia e Venezuela, em outubro - anunciou a CBF nesta sexta (16).

Colocado na "lista negra" de Dunga, o ex-capitão da Seleção não joga com a camisa verde-e-amarela desde 27 de junho de 2015, na partida contra o Paraguai, nas quartas de final da Copa América.

Nesse jogo, Thiago Silva, que em breve fará 32 anos, colocou a mão na bola e o juiz marcou a penalidade máxima, levando ao empate da seleção paraguaia, antes da disputa de pênaltis funesta para o Brasil.

Agora, pouco parecem importar os erros do passado e as lágrimas pela derrota brasileira no Mundial-2014. O Brasil precisa de sua experiência antes de enfrentar a Bolívia em 7 de outubro e a Venezuela, três dias depois, nas eliminatórias para a próxima Copa.

Ainda marcada pela lembrança do 7-1 sofrido contra a Alemanha no último Mundial, a Seleção pode estar encontrando um novo rumo com Tite.

Em seus jogos contra Equador (0-3) e Colômbia (2-1), no início de setembro, o sucessor de Dunga levou a Seleção ao segundo lugar no torneio de classificação sul-americano. O Brasil se encontra empatado com a Argentina (15 pontos) e apenas um ponto atrás do Uruguai.

Na seleção, Thiago Silva vai reencontrar seu colega na equipe francesa, Marquinhos, consagrado campeão olímpico ao lado de Neymar, nos Jogos Rio-2016.

Apenas os quatro primeiros dessas eliminatórias da América do Sul participarão do Mundial na Rússia, enquanto o quinto colocado disputa a repescagem contra uma seleção da Oceania.

bur-yk-adc/jcp/tt/cb