PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Países com melhor índice Uefa terão 4 vagas garantidas na Champions

26/08/2016 14h18

Mônaco, 26 Ago 2016 (AFP) - Os quatro países com o melhor índice no ranking da Uefa terão quatro vagas garantidas na fase de grupos da Liga dos Campeões no período 2018-2021, medida que contempla hoje Espanha, Inglaterra, Alemanha e Itália, anunciou a Uefa nesta sexta-feira, em Mônaco.

A novidade beneficia principalmente a Itália, que, no formato atual, tem direito apenas a três vagas, sendo que o terceiro colocado do 'Calcio' precisa passar pela fase preliminar.

Espanha, Inglaterra e Alemanha já têm quatro vagas, mas a partir de 2018 o quarto colocado desses campeonatos estará classificado diretamente na fase de grupos.

"Eu acolho favoravelmente a decisão da Uefa. É uma solução séria e equitável para o futebol europeu. Estou satisfeito porque o futebol europeu está unido para ir adiante", comemorou o alemão Karl-Heinz Rummenigge, presidente do Bayern de Munique a da União dos Clubes Europeus (ECA).

Para os países que ocupam a quinta e sexta posição do ranking (França e Portugal, atualmente), as condições de acesso continuam as mesmas: os dois primeiros colocados têm vaga direta e o terceiro disputa a fase preliminar.

A única vantagem para esses países, na verdade, é a certeza de não ter que enfrentar adversários de campeonatos mais fortes na fase preliminar, já que alemães, espanhóis, ingleses e italianos passam a ser isentos.

Com essa reforma, os representantes das quatro maiores ligas do continente vão ocupar a metade das 32 vagas na fase de grupos.

A medida favorece os grandes clubes, mas não chega ao ponto do projeto de Superliga defendido por alguns, que queriam uma competição fechada, com 16 times dos principais campeonatos.

Esporte