PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Rio-2106: EUA vencem Espanha e ganham ouro no basquete feminino

20/08/2016 20h15

Rio de Janeiro, 20 Ago 2016 (AFP) - Os Estados Unidos ganharam com autoridade, neste sábado (20), o ouro olímpico no torneio feminino de basquete dos Jogos Rio-2016, esmagando a Espanha por 101-72 na final.

As americanas conseguem assim manter seu título olímpico, conquistando sua sexta coroa consecutiva, enquanto as espanholas levaram a primeira prata de sua história.

A equipe sérvia ficou com o bronze.

As americanas Diana Taurasi, Tamika Catchings e Sue Bird acumulam agora quatro medalhas de ouro olímpicas seguidas, unindo-se às ex-estrelas Lisa Leslie e Teresa Edwards.

As americanas só sofreram no primeiro quarto, mas logo abriram vantagem no placar para fazer uma reedição da Mundial de 2014, quando os EUA também derrotaram a Espanha.

Durante os primeiros dez minutos, as duas equipes estiveram parelhas, com a Espanha assumindo a liderança do placar em algumas ocasiões, com Alba Torrens (18 pontos) liderando as espanholas, e os EUA fechando o primeiro quarto com pequena vantagem (21-17).

Mas quatro cestas de três pontos praticamente seguidas fizeram as americanas disparar no placar, para chegar ao intervalo com 49-32.

Lindsey Whalen e Diana Taurasi (17 pontos cada) seguiram ampliando a vantagem após o descanso e no terceiro quarto os Estados Unidos já venciam por 81-49.

Nos últimos 20 minutos, a Espanha se limitou a tentar conter o vendaval americano.

"Provamos que somos uma das melhores equipes de todos os tempos", declarou Bird após a partida.

Esporte