Topo

Paris irá condecorar torcida da Irlanda por "bom comportamento" na Euro

Irlandeses foram eliminados pela França nas oitavas, mas deixaram boa impressão - Thibault Camus/AP
Irlandeses foram eliminados pela França nas oitavas, mas deixaram boa impressão Imagem: Thibault Camus/AP

Da AFP, em Paris (França)

29/06/2016 16h51

A torcida da Irlanda, seleção eliminada nas oitavas de final da Euro 2016 pela anfitriã França (2 a 1), será condecorada por seu comportamento exemplar ao longo do torneio, anunciou nesta quarta-feira a Uefa, organizadora da competição.

A prefeita da capital Francesa, Anne Hidalgo, anunciou que entregará a medalha Grand Vermeil, honra dada pela cidade de Paris a pessoas ou grupos responsáveis por um ato notável, aos torcedores irlandeses por seu comportamento esportivo exemplar.

Esta distinção já foi outorgada no passado por exemplo ao tenista espanhol Rafael Nadal, nove vezes campeão em Roland Garros.

A Eurocopa arrancou com numerosos incidentes entre hooligans, com Marselha como principal epicentro dos confrontos de 11 de junho, quando torcedores russos e ingleses se envolveram em brigas violentas, deixando 35 feridos.

"Seu comportamento tem sido muito positivo, eles têm sido muito agradáveis. Eles são um verdadeiro exemplo e queremos agradecê-los", declarou Hidalgo, após visitar a 'fanzone' instalada aos pés da Torre Eiffel.

Os torcedores irlandeses acabaram conquistando os franceses com muita simpatia e alegria e foram festejados por onde passaram. Em Bordeaux (sudoeste), por exemplo, o encontro com a polícia francesa virou um grande sucesso nas redes sociais.

Quando uma centena de irlandeses atravessou um túnel e paralisou o trânsito da cidade, os policiais pediram para que se retirassem. Isso não foi capaz de tirar o bom humor dos britânicos, que começaram a cantar "Stand up, for the french police" (fiquem de pé para a polícia francesa). Os policiais entraram na brincadeira e responderam, também cantando: "Go home, for the french police" (voltem para casa para a polícia francesa).