Topo

Com Neymar, Douglas Costa e Prass, Brasil anuncia convocados para Jogos do Rio-2016

29/06/2016 12h08

Rio de Janeiro, 29 Jun 2016 (AFP) - A seleção brasileira de futebol que tentará conquistar o inédito ouro olímpico nos Jogos do Rio-2016 contará com o talento de Neymar e Douglas Costa, além da experiência do goleiro Fernando Prass, de 37 anos, após anúncio da lista de convocados, nesta quarta-feira no Rio de Janeiro.

A convocação foi anunciada pelo técnico Rogério Micale, que, após a demissão de Dunga, há duas semanas, recebeu o respaldo de Tite, novo técnico da equipe principal, para permanecer no comando da seleção olímpica.

Micale, que tinha direito a convocar três jogadores acima dos 23 anos, não surpreendeu, optando pelo talento indiscutível dos atacantes Neymar (24 anos) e Douglas Costa (25), dois dos principais jogadores da seleção principal.

Neymar era presença certa na convocação olímpica, depois de receber a autorização do Barcelona para disputar apenas um torneio com a seleção. Com isso, escapou do vexame da Copa América do Centenário, na qual o Brasil foi eliminado na fase de grupos.

"Neymar é diferenciado, um dos melhores do mundo. Qualquer seleção do mundo queria contar com um jogador com esse perfil. Mas tentamos agregar outros perfis de liderança. A minha expectativa é que ele corresponda. Ele vai significar muita coisa à nossa equipe. Espero que de fato ele possa conduzir os mais jovens", elogiou Micale.

Apesar da confiança do treinador, Neymar contará com a valiosa ajuda de Fernando Prass, de 37 anos e grande surpresa da lista de convocados, para liderar os jovens jogadores da seleção olímpica.

O goleiro do Palmeiras, que nunca foi convocado para a seleção principal, foi chamado pela liderança que tem em seu clube, mas também pela sua qualidade técnica, muito elogiada por Micale.

"Ele tem o perfil de liderança. Peguei muitas informações sobre o que ele representa ao seu clube, é um jogador de liderança. Vem se destacando e se demonstrou ser bom em penalidades. É um torneio que pode acontecer essas coisas. Agora o perfil técnico e de liderança. Quer ganhar sempre. É isso que queremos hoje para a nossa seleção: que tenha técnica e saiba da importância de vestir a camisa da seleção brasileira. Ter amor por isso", analisou o treinador.

O Brasil, que tentará conquistar a medalha de ouro olímpica, único título que falta à seleção, integra o Grupo A do torneio de futebol nos Jogos Olímpicos, ao lado de África do Sul, Iraque e Dinamarca. A estreia da equipe será contra os sul-africanos no dia 4 de agosto, em Brasília.

- Lista de convocados para o torneio olímpico de futebol:

.GOLEIROS: Fernando Prass (Palmeiras), Uílson (Atlético Mineiro)

.ZAGUEIROS E LATERAIS: Luan (Vasco), Rodrigo Caio (São Paulo), Marquinhos (PSG), Douglas Santos (Atlético Mineiro), Zeca (Santos), William (Internacional)

.MEIAS: Rafinha (Barcelona), Rodrigo Dourado (Internacional), Fred (Shakhtar Donetsk), Thiago Maia (Santos), Felipe Anderson (Lazio)

.ATACANTES: Neymar (Barcelona), Douglas Costa (Bayern de Munique), Gabriel (Santos), Gabriel Jesus (Palmeiras), Luan (Grêmio)

am