Topo

Saindo à francesa

28/06/2016 16h13

Paris, 28 Jun 2016 (AFP) - Curiosidades da Eurocopa nesta terça-feira, 21º dia de disputa da competição continental.

VIKINGS SEM COMBUSTÍVEL

Não, os islandeses não bebem álcool após as partidas. "Não tem álcool com esses técnicos, não podemos beber", admitiu o meia Emil Hallfredsson. "Temos que ser competitivos, temos que fazer tudo muito bem". Mas, quando voltarem para casa "o mais tarde possível, beberemos nosso brennivin", garante o jogador, referindo-se ao 'vinho queimado', uma água ardente à base de batata, especialidade da Islândia.

ENOLOGIA

Marc Wilmots sabe como motivar seus jogadores durante os treinamentos. Na segunda-feira, antes do habitual rachão, o técnico belga prometeu uma garrafa de vinho de Bordeaux para os vencedores. O meia Moussa Dembélé não gostou: "Mas professor, eu não bebo". Wilmots respondeu: "Não tem problema. Deixa que eu bebo".

APOSTA DE RISCO

A vitória dos islandeses sobre a Inglaterra (2-1) deixou algumas pessoas empolgadas. Assim que o árbitro apitou o fim do jogo, o nadador francês Yannick Agnel mandou o desafio no Twitter: "Se os islandeses vencerem a Euro, vou dar a volta da Islândia nadando". Sabendo que a ilha tem 5.000 km de costa e que a temperatura da água fica entre 11 e 15ºC, o desafio não é pequeno. O campeão olímpico, que tentará defender o título nos 200 m nado livre em agosto no Rio, poderá lamentar esse tuíte, principalmente vendo as ótimas atuações dos surpreendentes islandeses.

REINO UNIDO?

Após sair da Europa duas vezes em uma semana, a Inglaterra, país-líder do Reino Unido, se vê confrontado com a insolência de seus vizinhos. Um vídeo vem fazendo sucesso na internet, no qual vê-se os jogadores do País de Gales explodindo de alegria ao som do apito final da derrota da Inglaterra para a Islândia. Os companheiros de Gareth Bale gritam e dançam como se tivesse conquistado um título. A rainha Elizabeth II precisa fazer alguma coisa para reunificar seu reino.

bur-agu/ig/am