Topo

Técnico da Islândia diz que vitória vai 'mudar a vida' dos jogadores

27/06/2016 20h14

Nice, França, 27 Jun 2016 (AFP) - O técnico da seleção islandesa, Heimir Hallgrimsson, vibrou muito com a vitória histórica sobre a tradicional Inglaterra (2-1) nas oitavas de final da Eurocopa, e ressaltou que a façanha vai "mudar a vida" dos seus jogadores.

- O que você está sentindo?

"Os jogadores foram fantásticos em campo, mas também gostaria de agradecer todos os islandeses que foram ao estádio hoje à noite, os poucos que conseguiram ingressos. Tomara que tenhamos ainda mais gente no Stade de France (contra a França, nas quartas de final) e para o jogo seguinte, claro (risos).

- Sua equipe teve mais posse de bola do que na primeira fase. Foi o melhor jogo no torneio?

"É verdade que melhoramos um pouco em termos de posse de bola. Defensivamente, não tivemos muitos problemas e criamos muitas chances de gol. Foi nosso melhor jogo até agora. Mas não acho que tenhamos mostrado tudo do que somos capazes de fazer, ainda podemos melhorar na próxima partida".

- Vocês tiraram a Holanda nas eliminatórias, e a Áustria e a Inglaterra no torneio. Até onde pode chegar essa equipe?

"Como falamos antes do início da competição, com uma boa preparação, se os jogadores tiverem a atitude certa, podemos derrotar qualquer um. Mas somos realistas, sabemos que até mesmo jogando a melhor partida da nossa vida, ainda podemos perder contra seleções como Espanha, França ou Inglaterra".

- Como sua equipe conseguiu encontrar forças para superar esse gol sofrido muito cedo?

"Foi o momento-chave da partida. Sofrer um gol tão rápido, para ser sincero, foi um choque, mas o nosso empate rápido teve mais impacto ainda na Inglaterra. Não sei o que teria acontecido se o gol de empate não tivesse saído tão rápido. Foi muito importante de um ponto de vista psicológico".

- A confiança é a grande força da sua equipe?

"Para obter o melhor da vida, é preciso estar preparado quando a oportunidade se apresenta. Nossos jogadores souberam aproveitá-la. Esse jogo vai mudar a vida deles, é um dia que será lembrado para toda a vida, e temos a oportunidade de ter mais um dia como esse no domingo (contra a França)".

- O que você acha da seleção francesa?

"Será um grande jogo, mas com menos paixão envolvida do que contra os ingleses, porque crescemos assistindo futebol inglês na TV. Mas a França também nos interessa. Agora que meus jogadores superaram esse obstáculo, tudo parecerá menos alto e a confiança só vai aumentar".

Declarações colhidas em entrevista coletiva.