Topo

Polônia leva golaço suíço, mas avança às quartas da Euro nos pênaltis

25/06/2016 18h40

Saint-Étienne, França, 25 Jun 2016 (AFP) - O meia suíço Xherdan Shaqiri marcou um dos gols mais bonitos desta Eurocopa, mas não foi suficiente para impedir a eliminação da Suíça, derrotada nos pênaltis pela Polônia (5-4), depois do empate em 1 a 1, neste sábado, em Saint-Etienne.

Jakub 'Kuba' Blaszczykowski abriu o placar para os poloneses aos 39 minutos de jogo e a Suíça deixou tudo igual aos 37, com um lindo voleio de Shaqiri.

Além da pintura, os suíços foram superiores no segundo tempo e na prorrogação, obrigando o goleiro Fabianski a fazer grandes defesas, mas acabaram ficando pelo caminho.

"Estou muito decepcionado, é uma grande desilusão. Poderíamos ter alcançado um grande feito. Meu gol foi muito bonito, mas afinal de contas estamos eliminados", lamentou Shaqiri.

Na disputa de pênaltis, os poloneses tiveram 100% de aproveitamento e Granit Xhaka desperdiçou a cobrança que eliminou a 'Nati' ao chutar para fora.

O artilheiro Robert Lewandowki voltou a passar em branco e ainda não conseguiu marcar seu primeiro gol na competição, mas teve o mérito de acertar sua cobrança.

"Essa vitória nos dá muita confiança para o resto da competição. Treinamos pênaltis antes do jogo e já tínhamos definido quem iria bater", revelou o técnico polonês Adam Nawalka.

"Foi uma partida complicada, mas nos preparamos bem. A Suíça é uma seleção de classe mundial", reconheceu.

A Polônia não disputava o mata-mata de um grande torneio desde a Copa do Mundo de 1986, no México, quando caiu nas oitavas de final. No Mundial anterior, em 1982, na Espanha, chegou às semifinais e terminou em terceiro lugar.

Na quinta-feira, em Marselha, Lewandowski e companhia disputarão uma vaga na semifinal a seleção portuguesa de Cristiano Ronaldo, que mais tarde neste sábado, derrotou a Croácia por 1 a 0 na prorrogação, no Parque dos Príncipes.

- Kuba repete a dose -No estádio Geoffroy-Guichard de Saint-Etienne, a Polônia começou melhor na partida e criou sua primeira grande chance com menos de 2 minutos de jogo, quando Milik chutou por cima com o gol aberto, após uma saída de bola desastrosa da Suíça.

Blerim Dzemaili chegou a ameaçar a meta polonesa aos 11 e aos 37, mas s Suíça acabou sofrendo o gol aos 39, em jogada rápida que começou desde a reposição do goleiro Fabianski.

A bola chegou até Grosicki, que arrancou desde o meio de campo e tocou e encontrou Blaszczykowski livre na segunda trave para chutar colocado na saída de Sommer.

Kuba já tinha deixado sua marca na partida anterior, garantindo a vitória por 1 a 0 sobre a Ucrânia.

O jogador da Fiorentina poderia até ter ampliado aos 8 da segunda etapa, mas o goleiro Yann Sommer fez a defesa.

Depois desse susto, a 'Nati' começou a crescer no jogo e o gol de empate quase saiu aos 28, mas Fabianski se esticou todo para tirar do ângulo uma cobrança de falta de Rodriguez.

O bombardeio suíço continuou aos 33, com uma bomba de Shaqiri que explodiu na trave.

O meia do Stoke City acabou acertando o alvo quatro minutos depois, com uma meia bicicleta espetacular que deixou o estádio boquiaberto.

Depois de forçar a prorrogação, os suíços tentaram de tudo para evitar os pênaltis, mas Fabianski fez uma grande defesa em cabeceio de Derdiyok.

Quando finalmente chegaram as cobranças de pênaltis, o goleiro polonês nem precisou aparecer. Recebeu uma 'ajudinha' de Xhaka, que chutou para fora e acabou com o sonho suíço nessa Euro.

"Merecemos mais, foi uma pena. Merecíamos fazer um gol no final. O balanço dessa Eurocopa é muito positivo, temos que aprender para nos tornar cada vez melhores", lamentou o técnico Vladimir Pektovic.

fjt-agu/pgr/lg