Topo

Colômbia bate EUA e garante terceiro lugar da Copa América

25/06/2016 23h13

Glendale, Estados Unidos, 26 Jun 2016 (AFP) - A seleção colombiana encerrou sua campanha na Copa América do Centenário de forma positiva ao derrotar os anfitriões Estados Unidos por 1 a 0 na disputa pelo terceiro lugar, neste sábado, no estádio da Universidade de Phoenix, em Glendales, no Arizona.

O único gol da partida foi marcado pelo atacante Carlos Bacca, do Milan, aos 31 minutos de jogo, em bela trama coletiva com direito a passe genial do astro James Rodríguez.

A jogada começou na ponta direita, com Cuadrado, que recuou para James. O camisa 10 deu um lindo toque por cima da defesa, Arias desviou de cabeça e Bacca se atirou na pequena área para mandar a bola de carrinho para as redes.

Os Estados Unidos tentaram reagir no segundo tempo e Wood chegou até a acertar a trave aos 16, mas os donos da casa acabaram ficando fora do pódio, repetindo o desempenho de 1995, quando também terminaram em quarto, após perder a disputa do terceiro lugar para a Colômbia (4-1).

No total, os colombianos ficaram em terceiro quatro vezes (1987, 1993, 1995 e 2016) e só conquistaram o título uma vez, em 2001, quando disputaram o torneio em casa.

Nas semifinais, a seleção colombiana foi derrotada por 2 a 0 pelo atual campeão Chile, em partida que foi interrompida por duas horas por causa da chuva, na última quinta-feira em Chicago.

Já os americanos foram goleado por 4 a 0, pela Argentina, com direito a golaço de falta do craque Lionel Messi, que se tornou o maior artilheiro da história da seleção 'albiceleste', ao somar 55 gols, um a mais que o ex-atacante Gabriel Batistuta.

Colômbia e Estados Unidos já tinham se enfrentado na partida de abertura do torneio, com vitória por 2 a 0 dos 'Cafeteros'.

lg