Topo

Golfista sul-africano desiste dos Jogos por causa vírus zika

24/06/2016 13h13

Joanesburgo, 24 Jun 2016 (AFP) - Depois do norte-irlandês Rory McIlroy, o vírus zika espantou outra estrela do golfe, o sul-africano Branden Grace, número 11 do mundo, que anunciou nesta sexta-feira sua decisão de não participar dos Jogos Olímpicos do Rio.

Grace, de 28 anos, é o terceiro golfista do seu país a desistir de viajar para a Cidade Maravilhosa em agosto.

"Depois de uma séria reflexão, lamento anunciar que decidi desistir a da competição olímpica por causa do vírus zika", explicou o atleta em um comunicado, alegando que pretende fundar uma família.

O vírus zika pode provocar problemas nos fetos como a microcefalia, que faz com que os bebês nasçam com cabeça e cérebro menores do que o padrão.

Quase 1.300 bebês nasceram no Brasil com más-formações irreversíveis desde que o mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, começou a transmitir zika no ano passado.

O vírus também pode ser transmitido por via sexual e pode provocar problemas neurológicos em adultos, como a síndrome de Guillain-Barre, que causa paralisia e morte.

De volta ao programa olímpico depois de mais de cem anos de ausência (esteve presente apenas em 1904), o golfe não terá vários outros astros da modalidade, como McIlroy, número 4 do mundo, o fijiano Vijay Singh (210º, ex-líder do ranking) ou o australiano Marc Leishman (37º).