Topo

Wada apoia decisão da IAAF de suspender atletas russos

22/06/2016 20h34

Los Angeles, 22 Jun 2016 (AFP) - A Agência Mundial Antidoping (Wada) declarou nesta quarta-feira seu apoio à Federação Internacional de Atletismo (IAAF) pela decisão de manter a suspensão da Rússia, acusada de doping organizado, das provas de atletismo, inclusive nos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

"A Wada acredita fortemente que a decisão da IAAF precisa ser respeitada como articulada em 17 de junho", declarou o presidente da entidade, Craig Reedie, em comunicado.

"O relatório da comissão de investigação da IAAF é claro: uma mudança radical de cultura precisa acontecer na Rússia entre os atletas, os dirigentes e o governo", continuou.

"É importante que medidas fortes sejam tomadas para que aqueles que estão envolvidos compreendam que é grave não investir num esporte limpo", argumentou Reedie.

A Wada também apoiou a decisão da IAAF de deixar uma brecha para que atletas russos, "a título individual como atletas neutros", possam participar dos Jogos do Rio "se tiverem sido submetidos a programas de controle realizados fora da Rússia".

O presidente da Wada repetiu, como já havia dito na segunda-feira em Londres, que "as autoridades esportivas mundiais precisam responder coletivamente e de maneira sem precedente" caso o relatório da comissão de investigação, redigida pelo professor Richard McLaren, provar o "envolvimento do Estado russo" no programa de doping em grande escala no país.

O relatório McLaren deverá ser entregue ao presidente da Wada em 15 de julho e será publicado cinco dias depois, informou entidade.

A Rússia está suspensa desde novembro pela IAAF, devido a um relatório de uma comissão de investigação independente da Wada que denunciou um sistema de doping institucionalizado no país.

Em Congresso na semana passada, a IAAF manteve esta suspensa.