Topo

Classificado, técnico da Islândia pede para mudar data do feriado nacional

Islândia venceu a Áustria e se classificou para as oitavas de final da Eurocopa - Martin Bureau/AFP Photo
Islândia venceu a Áustria e se classificou para as oitavas de final da Eurocopa Imagem: Martin Bureau/AFP Photo

22/06/2016 18h36

"Acho que vamos mudar a data do feriado nacional para hoje", brincou nesta quarta-feira (22) o técnico da seleção da Islândia, Heimir Hallgrimsson, após a vitória por 2 a 1 sobre a Áustria na Eurocopa. O resultado valeu a classificação às oitavas de final na primeira participação do país no torneio.

Confira o que disse o treinador após a histórica vitória:

O que você disse aos jogadores antes da partida e o que você dirá agora?

"Agora, vamos mandar eles irem dormir. Antes da partida, temos alguns valores nesta equipe, todo mundo viu nossas partidas, temos valores de trabalho, de disciplina, que são colocados acima de tudo, com esse espírito de equipe, de querer sempre lutar, brigar. Se apresentamos esses valores dentro de campo, os torcedores, que foram fantásticos hoje, ficarão felizes com a nossa atuação, não importa o resultado. As outras equipes podem ter mais qualidade individual, mas todo mundo viu o que esse jogo significa para nós. Mostramos uma boa mentalidade, muito caráter e temos muito orgulho deste resultado, de ter vencido no fim da partida. Foi como uma montanha russa".

Como você vai lidar com a euforia da classificação?

"Não temo o duelo contra a Inglaterra, sabemos que conseguimos nos classificar às oitavas na nossa primeira tentativa, é formidável ter conseguido isso. A Inglaterra terá dois dias a mais para se preparar para o jogo. Se tivéssemos terminado em terceiro, nós teríamos dois dias a mais, mas sabíamos que o adversário que enfrentaríamos seria muito sólido de qualquer jeito".

O quão importante é esta classificação para a Islândia?

"Acho que vamos mudar a data do feriado nacional para hoje. É isso que acho da importância desse feito! (risos)".

O que representa enfrentar a Inglaterra nas oitavas de final?

"Na Islândia, conhecemos muito bem o futebol inglês, somos todos muito anglófonos, futebolisticamente falando. Eles não conhecem todos os jogadores islandeses, mas nós conhecemos todos os jogadores ingleses. Acho que posso citar todos os jogadores deles, eles têm muita qualidade individual e o mérito é de Roy Hodgson, que os fez evoluir muito. É uma bela equipe".

O que precisa ser feito para eliminar a Inglaterra?

"É certo que será preciso jogar a partida perfeita, marcar mais gols que eles, e para isso teremos que fazer nossa melhor partida, evoluir ao nosso maior nível".

Essa classificação tem um gostinho diferente após a declaração de Cristiano Ronaldo, que afirmou que a Islândia tem "mente pequena"?

"O que ele disse não tem importância, não nos interessa. Acho que nossos jogadores deram seu melhor, e o que as pessoas dizem não interessa. O que importa é nos recuperarmos. Aproveitar e saborear, mas principalmente nos recuperarmos".