Topo

Na base da alegria e da cerveja, torcedores da Irlanda roubam cena na Euro-2016

22/06/2016 20h03

Lille, França, 22 Jun 2016 (AFP) - "Eles bebem bastante, mas até quando estão bêbados eles são agradáveis. É essa imagem do futebol que amamos": festeiros e divertidos, os torcedores da Irlanda esbanjam humor e simpatia pela França nesta Eurocopa, o oposto dos baderneiros ingleses e russos.

"É muito legal ver torcedores como estes. Passaram aqui os alemães, russos, ingleses... e a gente pensava que o futebol era um esporte de homens metidos a machões. Já eles são muito respeitosos", elogiou à AFP Benjamin, garçom do Coffeeshop Company, um bistrô situado em Lille, no norte da França.

Onde quer que passem, os torcedores irlandeses são festejados. Em Bordeaux (sudoeste), por exemplo, o encontro com a polícia francesa virou um grande sucesso nas redes sociais. Quando uma centena de irlandeses atravessou um túnel e paralisou o trânsito da cidade, os policiais pediram para que se retirassem. Isso não foi capaz de tirar o bom humor dos britânicos, que começaram a cantar "Stand up, for the french police" (fiquem de pé para a polícia francesa). Os policiais entraram na brincadeira e responderam, também cantando: "Go home, for the french police" (voltem para casa para a polícia francesa).

"A gente só quer se divertir, beber umas cervejas com os amigos e fraternizar com os moradores locais e os torcedores adversários. Isso faz parte de nossa cultura. Não somos malvados, não queremos briga", explica David Conwell, vestido com o camisa verde de sua seleção e um enorme chapéu com as cores da bandeira irlandesa.

- "Se perdermos, vamos festejar" -O contraste é impressionante entre este ambiente pacífico e as cenas lamentáveis vistas uma semana antes em Lille, onde torcedores ingleses e russos brigaram nas ruas. A presença da polícia, aliás, é praticamente imperceptível e a venda de bebidas alcoólicas não foi proibida, o que prova que as autoridades não consideram os torcedores irlandeses perigosos.

"Temos um olhar diferente que os ingleses em relação ao esporte. Talvez seja porque nunca conseguimos grandes resultados, então o simples fato de nos classificarmos para uma Eurocopa nos deixe muito felizes e só queremos aproveitar até o fim", analisa Wayne O'Connor, jornalista do Irish Independent, maior jornal do país.

"Gostamos do contato com as pessoas, dividir bons momentos, faz parte de nossa cultura sermos amigáveis com todo mundo, até mesmo com os adversários. Temos orgulho de nossos torcedores", comemora.

"Se perdermos, vamos festejar. Se empatarmos, também vamos festejar. Mas se vencermos, posso garantir que a festa será grandiosa e que a cidade lembrará de nossa passagem por muito tempo", prevê Aidan Smith, outro torcedor uniformizado.