Topo

Golfe: Rory McIlroy desiste dos Jogos Rio-2016 por medo do vírus da Zika

22/06/2016 06h50

Dublin, 22 Jun 2016 (AFP) - O jogador de golfe norte-irlandês Rory McIlroy, quarto colocado no ranking mundial e principal esperança da Irlanda nos Jogos Olímpicos, desistiu de disputar o Rio-2016 por temer o vírus da Zika.

"Apesar do risco de infecção do vírus da Zika ser considerado baixo, é um risco no entanto, e um risco que não estou disposto a correr", afirma em um comunicado.

McIlroy é mais um atleta do golfe a desistir dos Jogos Rio-2016 por este motivo.

Adam Scott, Louis Oosthuizen, Charl Schwartzel, Marc Leishman e Vijay Singh já haviam anunciado que não viajariam ao Brasil.

A desistência de McIlroy, de 27 anos, campeão do Aberto dos Estados Unidos (2011) e do Open britânico (2014), deve reabrir o debate sobre os perigos do vírus, após um período mais calmo depois da divulgação de uma carta de mais de 100 cientistas que pediam a suspensão das Olimpíadas pelo risco de propagação do vírus por todo o mundo.

Como muitos atletas da Irlanda do Norte, uma província britânica, McIlroy optou por competir pela vizinha Irlanda.

O Comitê Olímpico Irlandês afirmou estar "extremamente decepcionado de não contar com Rory no Rio" e destacou que adotou todas medidas para proteger seus atletas.

"Temos confiança total de que os Jogos serão seguros para todos os atletas", afirmou o comitê irlandês.

O vírus da Zika pode provocar problemas nos fetos como a microcefalia, que faz com que os bebês nasçam com cabeça e cérebro menores do que o padrão.

Quase 1.300 bebês nasceram no Brasil com más-formações irreversíveis desde que o mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, começou a transmitir Zika no ano passado.

O vírus também pode ser transmitido por via sexual e pode provocar problemas neurológicos em adultos, como a síndrome de Guillain-Barre, que causa paralisia e morte.

A desistência de McIlroy não é a primeira demonstração de inquietação. O campeão olímpico do salto em distância, o britânico Greg Rutherford, decidiu congelar esperma por temer o vírus, para não transmitir a sua mulher caso decidam ter mais filhos.