Topo

Portugal e Bélgica querem evitar eliminação precoce na Euro

21/06/2016 13h35

Paris, 21 Jun 2016 (AFP) - A fase de grupos da Eurocopa-2016 chega ao fim nesta quarta-feira com dois favoritos do Grupo F, Áustria e Portugal, precisando ganhar de Islândia e Hungria, respectivamente, para não ficar de fora das oitavas de final da competição continental.

No Grupo E, a Bélgica tentará se manter no caminho das vitórias para não passar sustos, enquanto Suécia e Irlanda precisam vencer para avançar ao mata-mata da Euro.

- Grupo E: Choque de extremos e duelo de estrelas -O Grupo E terá um choque de extremos em Lille entre a Itália, garantida na primeira colocação da chave, e a Irlanda, lanterninha com apenas um ponto e obrigada a vencer para ter chances de chegar ao mata-mata da Euro. Infelizmente para os irlandeses, os italianos contam com uma defesa praticamente impenetrável formada pelo quarteto de ferro da Juventus, os zagueiro Bonucci, Barzagli e Chiellini e o goleiro Buffon, um obstáculo e tanto para uma Irlanda que marcou apenas um gol no torneio (1-1 com a Suécia) e vem de pesada derrota para a Bélgica (3-0). A missão é quase impossível.

Na outra partida do grupo, em Nice, duas estrelas da Euro medem forças: Zlatan Ibrahimovic e Eden Hazard. O primeiro, que anunciou que irá se aposentar da seleção após a competição, vive um início de torneio apagado, com apenas um chute a gol em dois jogos, algo indigno de seu talento. Com isso, a Suécia soma apenas um ponto e vive situação dramática. Já Hazard estreou mal contra a Itália (0-2), mas se recuperou bem diante da Irlanda (3-0), sendo responsável por uma assistência e diversas jogadas de efeito. A Bélgica precisa apenas de um ponto para garantir a segunda colocação da chave, sinônima de classificação. Para os suecos, a vitória é imperativa se não quiser ver 'Ibra', maior craque da história do futebol do país, se despedir da seleção com uma grande decepção.

- Grupo F: Azarões no comando -Quem poderia imaginar antes da Euro? Na véspera da última rodada do Grupo F, a Hungria é líder com 4 pontos, seguida da Islândia (2), enquanto Portugal (2) e Áustria (1) fecham a classificação.

Com isso, a seleção portuguesa de Cristiano Ronaldo está encurralada. Após dois empates decepcionantes (1-1 contra a Islândia e 0-0 contra a Áustria), os comandados do técnico Fernando Santos não têm mais direito ao erro. CR7 vem tendo participação discreta na Euro, chegando até a perder um pênalti. Mesmo assim, é o jogador que mais finalizou no torneio (20 chutes). A tarefa não será fácil em Lyon contra a surpreendente Hungria, uma equipe sem estrelas formada praticamente em sua totalidade por jogadores que jogam no fraco campeonato local. Os companheiros do lendário goleiro Gabor Kiraly, famoso pela idade avançada (40 anos) e por jogar de moletom, podem até se classificar com uma derrota, dependendo de outros resultados.

Situação inversa da Áustria, tida antes da Euro como uma das favoritas, mas que se encontra na lanterna da chave. A vitória é obrigação para a geração de Alaba e Arnautovic. Do outro lado do campo, a Islândia quer seguir reescrevendo sua história em sua primeira Euro, chegando agora pela primeira vez as oitavas de final. Até o momento, os valores islandeses de solidariedade e sacrifício foram suficientes para fazer do pequeno país gelado uma das grandes surpresas da Euro-2016. Um terceiro empate seguido lhe valeria a terceira colocação, que poderia ser suficiente para avançar ao mata-mata, dependendo do resultado final de outros grupos.

Programação desta quarta-feira na Eurocopa:

Grupo E: Em Lille (21h00 locais, 16h00, de Brasília): Itália - Irlanda

Grupo E: Em Nice (21h00 locais, 16h00, de Brasília): Suécia - Bélgica

Grupo F: Em Saint-Denis (18h00 locais, 13h00 de Brasília): Islândia - Áustria

Grupo F: Em Lyon (18h00 locais, 13h00 de Brasília): Hungria - Portugal.