Topo

Ibrahimovic anuncia aposentadoria da seleção após Euro e não vem ao Rio para Jogos

21/06/2016 14h52

Nice, França, 21 Jun 2016 (AFP) - A estrela sueca Zlatan Ibrahimovic anunciou nesta terça-feira em Nice que irá se aposentar da seleção ao término da participação de seu país na Eurocopa da França-2016, aos 34 anos, e que não irá ao Rio para disputar os Jogos Olímpicos, em agosto.

"A última partida da Suécia na Eurocopa será a minha última partida com a seleção da Suécia. Espero realmente que não seja amanhã (quarta-feira)", declaro o jogador em coletiva de imprensa em Nice, à véspera do duelo contra a Bélgica em que os suecos precisam da vitória para ter chances de avançar às oitavas de final da competição.

A Suécia vive situação crítica na Euro, depois de empatar em 1 a 1 com a Irlanda e perder por 1 a 0 para a Itália, com 'Ibra' passando em branco nos dois jogos. As duas primeiras equipes de cada grupo avançam às oitavas de final, assim como os quatro melhores terceiros colocados, o que mantém os suecos esperançosos.

"Eu não vou participar dos Jogos Olímpicos porque minha última partida vai ser na Eurocopa", sentenciou Ibrahimovic, que havia tido o nome incluído na pré-lista de convocados para disputar os Jogos do Rio-2016, em agosto.

"Por isso espero que a Eurocopa dure o máximo possível para a Suécia, porque terminar com uma decepção, isso jamais", afirmou o atacante, que encerrou o vínculo com o Paris Saint-Germain ao fim da temporada e está sem clube.

"Tenho muito orgulho de ser capitão da Suécia e pelo que fiz. Estou saboreando o presente e quero agradecer a todos os torcedores que me permitiram conquistar tudo isto. Sem eles, nada disso seria possível", explicou.

O gigante (1.95 m) sueco, famoso mundialmente tanto pela técnica assombrosa como pela forte personalidade, anunciou em maio sua saída do PSG e ainda não revelou onde jogará na próxima temporada. "Onde quer que vá, vou levar a bandeira da Suécia comigo. Não há, portanto, decepção, somente orgulho e gratidão", concluiu Zlatan.

Ibra estreou na seleção numa partida contra as Ilhas Faroe (0-0), em 31 de janeiro de 2001 em Växjö. À véspera do duelo contra a Bélgica, pela terceira rodada do Grupo E da Euro-2016, o astro vestiu a camisa da Suécia em 115 jogos, marcando 62 gols.

Na quarta-feira, Ibrahimovic tentará uma nova -e talvez última- se tornar o primeiro jogador a marcar um gol em quatro edições seguidas da Eurocopa, recorde que Cristiano Ronaldo também tenta alcançar nesta edição da competição continental.

Os resultados de Ibrahimovic em torneios internacionais com a Suécia, porém, não são dos melhores: quartas de final da Eurocopa-2004 e duas oitavas de final em Copas do Mundo (2002 e 2006). O objetivo agora e se aposentar da seleção sem um fracasso em sua última competição.

bur-hh/gf/gv/am