Topo

Tite assume a seleção brasileira com foco no Mundial da Rússia

20/06/2016 19h13

Rio de Janeiro, 20 Jun 2016 (AFP) - O técnico Tite assegurou nesta segunda-feira que assumirá com "coragem" a seleção brasileira e disse que seu foco será a Copa do Mundo na Rússia em 2018 e não os Jogos Olímpicos, que terá outro técnico.

A CBF anunciou oficialmente nesta segunda a nomeação de Tite nas redes sociais, logo após a assinatura do contrato. Há cinco dias, Dunga foi demitido após a precoce eliminação da seleção na fase de grupos da Copa América do Centenário.

O nome de Adenor Leonardo Bacchi, o Tite, favorito dos torcedores e da imprensa, já era sonhado em 2014 para substituir Felipão depois do fracasso na Copa de 2014.

"Fiquei sentado na poltrona em 2014 e [a oferta] não chegou porque as coisas têm o seu tempo. Chegou agora, entendi que tinha que aceitar para que minha trajetória inclua ser técnico da seleção brasileira. Um objetivo pessoal e talvez no meu melhor momento profissional (...) Com coragem, assumo agora", indicou Tite em coletiva de imprensa.

Tite assume a equipe liderada por Neymar em uma fase crítica: nas eliminatórias para o Mundial da Rússia, o Brasil amarga o sexto lugar na tabela, fora da zona de classificação.

"O foco é a classificação para o Mundial. Não estamos na zona de classificação, creio que o trabalho irá nos dar condições, mas é claro que corremos risco (...) Estou aqui porque o resultado não veio", afirmou.

Os próximos compromissos do Brasil nas eliminatórias para a Copa do Mundo serão no dia 2 de setembro contra o Equador e no dia 6 contra a Colômbia.

"Vamos viajar amanhã [terça-feira] para ver o jogo da Colômbia" contra o Chile pela semifinal da Copa América nos Estados Unidos, informou.

O novo treinador, que vem de uma brilhante trajetória no Corinthians, não será técnico da seleção olímpica.

"Se ganhar, medalha de ouro; se não, teria uma desculpa pronta por ter assumido em cima da hora. Isso eu não podia fazer. A prioridade é a seleção brasileira e o desenvolvimento do trabalho para a classificação", explicou.

Rogerio Micale, técnico das categorias de base, irá comandar a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio, que começam no próximo 5 agosto. O Brasil nunca ganhou o ouro olímpico.

ybl-jt/lbc/prz/cb/am