Topo

Ministério russo teria ocultado casos de doping no Mundial de atletismo-2013

17/06/2016 19h15

Londres, 17 Jun 2016 (AFP) - O ministério russo dos Esportes ordenou o laboratório antidoping russo a "não publicar os resultados de exames positivos durante o Mundial de atletismo de 2013" em Moscou, acusou nesta sexta-feira Richard McLaren, investigador independente contratado pela Agência Mundial Antidoping (Wada).

"Tenho provas que confirmam as informações que transmiti à Federação Internacional de Atletismo (IAAF), segundo as quais o ministério de Esportes russo estava envolvido nas instruções dadas ao laboratório (russo) de não publicar os resultados de exames antidoping positivos no período antes, durante e depois do Mundial-2013", afirmou McLaren em comunicado publicado pela Wada.

"Gostaria de salientar que, apesar das informações transmitidas à IAAF serem fruto de uma investigação em andamento, tenho certeza que esses elementos dos quais disponho são corroborados e verificados", completou o investigador.

Nesta sexta-feira, a IAAF confirmou a manutenção da suspensão da Rússia das competições internacionais, o que privaria o país de disputar as provas de atletismo nos Jogos Olímpicos do Rio.

Richard McLaren foi membro da comissão de investigação independente da Wada que publicou em novembro o relatório denunciando o sistema institucionalizado de doping no atletismo russo.

Em 18 de maio, McLaren foi designado para pela Wada para investigar as acusações de doping na Rússia oriundas de Grigory Rodchenkov, ex-chefe do laboratório russo, hoje refugiado nos Estados Unidos.

Ao jornal The New York Times, em 12 de maio, Rodchenkov afirmou que os Jogos Olímpicos de Inverno de Sotchi, na Rússia, foram palco de um sistema de doping em grande escala que contaram com a colaboração dos serviços secretos russos para ocultar exames positivos, permitindo a 15 atletas do país subiram ao pódio durante o evento.

dj-ol/sk/am/lg