Topo

Markus Rehm não poderá competir com atletas sem deficiência na Rio-2016

17/06/2016 20h00

Viena, 17 Jun 2016 (AFP) - O alemão Markus Rehm, campeão paralímpico de salto em distância em Londres-2012, não está autorizado a competir com atletas sem deficiência nos Jogos Olímpicos do Rio, anunciou Sebastian Coe, presidente da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), nesta sexta-feira em Viena.

No entanto, o sonho de Rehm, que teve a perna direita amputada, de ser o segundo atleta com uma prótese a competir tanto nos Jogos Olímpicos como nos Paralímpicos, como fez o sul-africano Oscar Pistorius em 2012, não foi descartado. Segundo o presidente da IAAF, a questão está pendente e poderá voltar a ser discutida.

Após Pistorius ter conquistado esse direito, depois de um longo processo judicial, a IAAF modificou o regulamento para evitar casos parecidos.

Para competir com os atletas não deficientes, Rehm precisa provar que sua prótese não lhe dá nenhuma vantagem, segundo a nova regra instaurada em agosto pela IAAF.

"A situação não é complicada", declarou Coe após o Conselho da IAAF em Viena.

"Ele tem que demonstrar que sua prótese não lhe dá vantagem e, até o momento, não o fez. Estamos aguardando a pesquisa, e continuaremos a discutir essa questão com ele", disse Coe.

Rehm, de 27 anos, divulgou um estudo sobre a questão em 30 de maio: os cientistas estimaram que era "difícil, se não impossível" determinar se os atletas paralímpicos usufruíam de uma vantagem graças a suas próteses.

Segundo o estudo, realizado pela renomada universidade de esportes alemã em Colônia, em colaboração com institutos de Colorado e Tóquio, a prótese coloca os atletas em desvantagem quando realizam a impulsão de pé de apoio, mas ajuda a melhorar sua técnica de salto.

"Estou feliz de que esse estudo não tenha revelado nenhuma vantagem clara sobre o uso de uma prótese", declarou Rehm, que perdeu a perna aos 14 anos em um acidente de wakeboard.

"Não estou preocupado com as medalhas, trata-se apenas de dar visibilidade ao esporte paralímpico", acrescentou o atual recordista da modalidade, com um salto de 8,4 metros realizado em outubro passado.

Os Jogos Olímpicos acontecerão de 5 a 21 de agosto, e os Jogos Paralímpicos, nos quais Rehm participará, serão realizados de 7 a 18 de setembro.