Topo

IAAF mantém suspensão e atletismo russo está fora dos Jogos do Rio

17/06/2016 13h20

Moscou, 17 Jun 2016 (AFP) - A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) manteve a suspensão da Rússia de todas as competições internacionais, decisão que tira o país das provas da modalidade nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, confirmou nesta sexta-feira o ministro russo dos Esportes.

"O resultado da votação dos membros do Conselho da IAAF criou uma situação sem precedentes: a Rússia não poderá participar das competições de atletismo dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio", informou o ministro Vitali Mutko em um comunicado, ressaltando ficou "muito decepcionado" com a decisão.

A suspensão foi decretada em novembro, após um relatório da Agência Mundial Antidoping (Wada) denunciar um esquema de "doping organizado" no país, envolvendo os mais altos escalões do Estado.

"Era uma decisão esperada, mas vamos reagir", tinha avisado Mutko à agência oficial TASS pouco antes de divulgar o comunicado oficial.

Principal estrela do atletismo russo, a bicampeã olímpica de salto com vara Yelena Insinbayeva avisou que pretende entrar na justiça para reverter a decisão.

"É uma violação dos direitos humanos. Não posso ficar calada, vou tomar medidas. Pretendo buscar uma corte de direitos humanos", afirmou a grande rival da brasileira Fabiana Murer à agência TASS, sem citar um tribunal específico.

Mais cedo, o presidente russo Vladimir Putin se pronunciou sobre o assunto durante o Forum Econômico Internacional de São Petersburgo e afirmou que "Não há e não pode haver nenhum apoio do Estado, principalmente no que diz respeito ao doping".

"Não é possível haver responsabilidade coletiva para todos os atletas. Uma equipe inteira não pode assumir toda a responsabilidade por violações cometidas por apenas uma pessoa", argumentou o chefe de Estado.