Topo

França: ao menos 16 detidos em Nice antes e durante jogo Espanha-Turquia

17/06/2016 21h58

Nice, França, 18 Jun 2016 (AFP) - Pelo menos 16 pessoas foram detidas na cidade francesa de Nice na noite desta sexta-feira, antes e durante a disputa da partida da Eurocopa entre Espanha e Turquia (3-0) por atos violentos - informou a Polícia local.

Onze dos detidos eram espanhóis. Dois integrantes do grupo teriam batido no gerente de uma loja que se negou a vender bebidas alcoólicas para eles.

Vários dos detidos espanhóis exibiam tatuagens - um deles tinha uma suástica na panturrilha - e poderiam pertencer a um "movimento de extrema-direita espanhol", informou o chefe de segurança da região, Nicolas Hergot.

O grupo entrou em uma mercearia do centro de Nice por volta das 11h30 (horário de Brasília), com a intenção de comprar bebidas alcoólicas. O gerente se recusou a vendê-las, cumprindo a legislação, aplicada em várias cidades nesta Eurocopa, de não vender álcool nas vésperas e nos dias de jogos para prevenir incidentes com os torcedores mais violentos.

Segundo os primeiros dados da investigação, dois dos integrantes do grupo teriam dados golpes no gerente da loja.

Os 11 espanhóis foram detidos meia hora depois, em uma praça de um bairro próximo ao local.

A Polícia também deteve três torcedores franceses de origem turca que tentaram entrar no estádio com sinalizadores antes do início da partida.

Um quarto torcedor foi preso depois de acender dois dos sinalizadores que apareceram na torcida turca, de onde também foram lançados fogos de artifício no gramado.

Uma quinta pessoa foi detida quando tentava entrar no campo de futebol.